publicidade
Curiosidades

9 de setembro na História: morre Champignon, ex-baixista do Charlie Brown Jr.

Ele foi eleito três vezes consecutivas o melhor baixista no VMB da MTV Brasil e venceu duas vezes o Prêmio Multishow na categoria de melhor instrumentista

Show que marca o retorno da antiga formação do Charlie Brown Jr. | Foto: Bruno Oliveira/Flickr
Show que marca o retorno da antiga formação do Charlie Brown Jr. | Foto: Bruno Oliveira/Flickr

Champignon, ex-baixista da banda Charlie Brown Jr., morreu em 9 de setembro de 2013, aos 35 anos, em São Paulo. Ele foi encontrado morto em seu apartamento com um ferimento de arma de fogo. As investigações concluíram que o músico atirou contra si mesmo.

+ Leia mais notícias de História em Oeste

Receba nossas atualizações

Nascido em 8 de junho de 1978, em São Paulo, Luiz Carlos Leão Duarte Junior, conhecido como Champignon, iniciou a trajetória musical cedo. Aos 12 anos, formou a banda What’s Up, com Chorão, em uma parceria que marcaria o rock nacional. Em 1995, ambos criaram o Charlie Brown Jr., em que Champignon foi baixista e backing vocal.

A ascensão do Charlie Brown Jr.

O Charlie Brown Jr. destacou-se nos anos 1990 com um som que misturava rock, rap e punk, que refletiam a cultura jovem urbana. A voz de Chorão e o baixo de Champignon se tornaram marcas da banda, que emplacou diversos hits nas rádios e se consolidou como uma das bandas de rock mais populares do Brasil.

Lançado em 1997, o primeiro álbum da banda, Transpiração Contínua Prolongada, trouxe sucessos, como O Coro Vai Comê!, Proibida pra Mim e Tudo que Ela Gosta de Escutar. No mesmo ano, a banda foi eleita Banda Revelação no VMB da MTV.

Em 1999, o grupo lançou Preço Curto… Prazo Longo, com 25 canções inéditas, incluindo Confisco, Zóio de Lula e Te Levar. O disco Nadando com os Tubarões fez sucesso com músicas como Rubão, o Dono do Mundo e Não é Sério.

O vocalista do Charlie Brown Jr, Chorão | Foto: Bruno Oliveira/Flickr
O vocalista do Charlie Brown Jr, Chorão | Foto: Bruno Oliveira/Flickr

A carreira de Champignon

Sua participação no Charlie Brown Jr. foi marcada por altos e baixos, com mudanças na formação e problemas de relacionamento entre os integrantes. Em 2005, deixou a banda e se dedicou a outros projetos, como as bandas Revolucionnários e Nove Mil Anjos, com Júnior Lima na bateria e Peu Sousa na guitarra.

Em 2011, Champignon se reaproximou de Chorão e retornou ao Charlie Brown Jr. No entanto, em março de 2013, a morte de Chorão encerrou a banda. Depois, Champignon e os integrantes restantes formaram uma nova banda, chamada A Banca. Champignon morreu seis meses depois de Chorão.

Durante a carreira, Champignon foi eleito três vezes consecutivas o melhor baixista no VMB da MTV Brasil e venceu duas vezes o Prêmio Multishow na categoria de melhor instrumentista.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade