Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em um 10 de abril na história. Selecionamos aqui algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1606) Na Inglaterra, um decreto real de James I estabeleceu a Virginia Company of London, empreendimento que teve como objetivo o estabelecimento de núcleos coloniais na América do Norte. Foi o início da formação das Treze Colônias, os primitivos Estados Unidos da América.
- (1710) Criação da primeira lei de direitos autorais. O Estatuto da Rainha Ana, promulgado na Grã-Bretanha, foi uma verdadeira revolução jurídica no âmbito dos direitos de propriedade intelectual. O estatuto foi a primeira norma legal a reconhecer o Copyright. Os primeiros beneficiados pela nova lei foram os autores de obras literárias.
- (1864) O Brasil não foi o único país das Américas a adotar a monarquia como sistema de governo. O México moderno também já teve um imperador: Maximiliano de Habsburgo. Ele foi proclamado imperador do México durante a intervenção francesa no país americano. Maximiliano era primo-irmão de D. Pedro II do Brasil.
- (1912) O icônico transatlântico RMS Titanic deixa o Porto de Southampton, na Inglaterra, para a sua primeira e fatídica viagem.
Brasil
Mortes
- (1967) Viriato Correia, escritor, jornalista e político. Autor da coletânea de contos Miranetes, Viriato colaborou com vários jornais, dentre os quais a extinta Gazeta de Notícias e o Jornal do Brasil. O escritor foi deputado estadual pelo Maranhão e, durante a Revolução de 1930, foi preso;
- (1985) Cora Coralina, escritora. Cora foi uma poetisa e contista que publicou o seu primeiro livro aos 76 anos de idade. Vivendo no interior do país e sem contato com os modismos literários, Cora pôde desenvolver uma literatura simples e concentrada no cotidiano do interior brasileiro.