Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 12 de setembro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1297) No dia 12 de setembro, Portugal e Espanha assinam o Tratado de Alcanizes, oficializando a fronteira entre ambos os reinos — a mais antiga da Europa;
- (1309) Primeiro Cerco de Gibraltar: no contexto da Reconquista espanhola, as forças castelhanas vencem os islâmicos invasores da Península Ibérica;
- (1683) Grande Guerra Turca: durante a Batalha de Viena, vários Exércitos europeus unem forças a fim de derrotar o Império Otomano.
Brasil
- (1631) Batalha Naval dos Abrolhos: no litoral de Pernambuco, a esquadra luso-espanhola derrota a esquadra holandesa depois de sete horas de confronto;
- (1911) No dia 12 de setembro, é inaugurado o Theatro Mvnicipal de São Paulo; a cerimônia inaugural contou a com a leitura de um trecho da ópera Il Guarany, de Carlos Gomes.
- (1936) No Rio de Janeiro, é inaugurada a Rádio Nacional.
Insólito
- (1915) Genocídio Armênio: soldados franceses resgatam mais de 4 mil sobreviventes do genocídio; o massacre vitimou cerca de 1.800.000 pessoas — os cristãos eram as principais vítimas;
- (1952) Supostamente alienígenas, monstros são avistados em Flatwoods, no Estado norte-americano da Virgínia.
Arte
- (1940) Nas cavernas de Lascaux, na França, pinturas rupestres são descobertas.
Guerras
- (1943) Segunda Guerra Mundial: no dia 12 de setembro, durante a Operação Carvalho, Benito Mussolini é resgatado por paraquedistas alemães — a ordem de resgate partiu de Adolf Hitler.
Política
- (1945) Com a proclamação da República Popular da Coreia, chega ao fim o domínio japonês sobre este país asiático.
Ciência & Tecnologia
- (1958) O físico norte-americano Jack Kilby demonstra o primeiro sistema de circuito integrado;
- (1959) Com o objetivo de obter um impacto na Lua, a então União Soviética lança o foguete Luna 2;
- (1966) No dia 12 de setembro, a penúltima missão do Projeto Gemini da Nasa estabelece o recorde de altitude de um ser humano em órbita — superado somente pelas missões Apollo.
Mortes
- (1871) Júlio Dinis, médico e escritor português nascido em 1839. Dinis é autor da novela As Pupilas do Senhor Reitor;
- (1957) José Lins do Rego, escritor brasileiro nascido em 1901. Com a sua principal obra Fogo Morto — com forte tom regionalista —, Lins do Rego enquadra-se na segunda geração do modernismo.
“Os grandes escritores têm a sua língua; os medíocres, a sua gramática”. José Lins do Rego.