Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 13 de janeiro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1435) No dia 13 de janeiro, o Papa Eugênio IV promulga a bula Sicut dudum, reiterando a proibição da escravização dos nativos guanches das Ilhas Canárias pelos espanhóis;
- (1750) Na Espanha, é assinado o Tratado de Madri, instrumento jurídico que determinou grande parte do território do atual Brasil.
Brasil
- (1825) Confederação do Equador: o líder revolucionário Frei Caneca, que intentou contra a integridade político-administrativa do então Império do Brasil, é condenado à morte por fuzilamento em Recife, na então Província de Pernambuco.
- (1937) No Rio de Janeiro, a então capital federal, é criado o Museu Nacional de Belas Artes.
Trunfos
- (1842) No dia 13 de janeiro, William Brydon, médico cirurgião do Exército Britânico, torna-se famoso por ser o único sobrevivente de um exército de 4.500 homens (e 12 mil acampados), no contexto da Guerra Anglo-Afegã.
Ciência & Tecnologia
- (1888) Em Washington D.C., capital dos Estados Unidos (EUA), é fundada a organização científica National Geographic Society;
- (1942) É registrado o primeiro uso de um assento ejetor de aeronave por um piloto de testes alemão. O equipamento foi instalado em um caça a jato Heinkel He 280.
Mídia & Imprensa
- (1898) O escritor Émile Zola publica o seu artigo J’accuse…! (eu acuso) no jornal francês L’Aurore, no qual expõe o caso de antissemitismo Dreyfus.
Tragédias & Catástrofes
- (1915) Na província italiana de L’Aquila, um terremoto categorizado como “catastrófico” provoca a morte de mais de 32 mil pessoas;
- (2012) No dia 13 de janeiro, o navio de cruzeiro Costa Concordia naufraga na costa da Itália. As autoridades confirmaram a morte de 32 pessoas.
Mortes
- (1864) Stephen Foster, compositor irlandês nascido em 1826. Foster é considerado o “pai da música americana”, tendo composto diversas canções populares como Oh! Susanna, Camptown Races, My Old Kentucky Home, Old Folks at Home dentre outras;
- (1941) James Joyce, romancista, contista e poeta irlandês nascido em 1882. Autor de obras como Retrato do Artista Quando Jovem (1916) e Finnegans Wake (1939), Joyce é considerado um dos principais escritores do século 20 no mundo anglófono.
“Os erros são os portais da descoberta”. James Joyce.