Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 15 de maio na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1252) No dia 15 de maio, o papa Inocêncio IV emite a bula ad extirpanda, na qual determina os limites da tortura aplicada sob os critérios da Inquisição;
- (1536) Ana Bolena, rainha da Inglaterra, é condenada à morte, sob acusação de traição, adultério e incesto; Ana esteve no epicentro dos acontecimentos políticos e religiosos que culminaram na separação entre a Inglaterra e a Igreja Católica;
- (1858) Em Londres, é inaugurada a atual Royal Opera House, uma das casas de concerto mais importantes do mundo.
- (1891) O papa Leão XIII lança as bases da Doutrina Social da Igreja com a publicação da encíclica Rerum Novarum;
Brasil
- (1895) No dia 15 de maio, tem início o Contestado Franco-Brasileiro, disputa territorial entre o Brasil e a França na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa.
Ciência & Tecnologia
- (1618) O cientista Johannes Kepler confirma a sua descoberta da Terceira Lei do Movimento Planetário;
- (1963) É lançada a nave espacial Mercury-Atlas 9, missão final do Projeto Mercury, com o astronauta Gordon Cooper a bordo. Cooper foi o primeiro norte-americano a passar mais de um dia no espaço e o último a entrar em órbita sozinho.
Empresas
- (1911) Caso Standard Oil Co.: a Suprema Corte dos EUA declara que a empresa de John D. Rockefeller é um monopólio “irracional” e ordena que o conglomerado de exploração de petróleo seja desmembrado.
- (1940) Inauguração do primeiro restaurante McDonald’s, pelos irmãos Richard e Maurice McDonald.
Mortes
- (1886) Emily Dickinson, poetisa norte-americana, nascida em 1830. Dickinson levou uma vida praticamente reclusa, e sua poesia revela traços de melancolia e espiritualidade.
Especial
- 15 de maio é celebrado como o Dia Internacional da Latinidade, efeméride estabelecida pela Unesco.
“O êxito parece doce a quem não o alcança”. Emily Dickinson
Emily Dickinson foi uma poetisa AMERICANA, e não estadunidense, terminologia típica dos cacoetes semânticos da militância esquerdista.
Olavo de Carvalho já apontava essas corrosões, que obviamente não se coadunam com o espírito de Oeste.
Quem redigiu isso?