Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 16 de julho na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (622) Com a fuga do profeta Maomé para Medina, tem início o calendário islâmico;
- (1232) No dia 16 de julho é estabelecido o Reino Nacérida de Granada, o último Estado muçulmano independente na Espanha.
Espiritualidade
- (1228) Dois anos depois de sua morte, São Francisco de Assis é canonizado pelo Papa Gregório IX;
- (1251) São Simão Stock, prior da Ordem Carmelita, tem visões da Virgem Maria;
- (1769) O padre espanhol Junípero Serra funda, em 16 de julho, a primeira missão da Califórnia, a Missão São Diego de Alcalá; mais tarde a vila evoluiu para a cidade de San Diego;
- (1858) No dia 16 de julho, ocorre a última aparição da Virgem Maria à Bernadette Soubirous em Lourdes, França.
Economia
- (1661) Dinheiro: o banco sueco Palmstruch’s Bank emite as primeiras cédulas da Europa.
Brasil
- (1934) É promulgada a Constituição Brasileira de 1934; o Brasil já teve sete Constituições, sendo a Constituição Imperial de 1824 a que vigorou por mais tempo — 65 anos com apenas uma emenda.
Ciência & Tecnologia
- (1935) Na cidade norte-americana de Oklahoma, capital do Estado homônimo, é instalado o primeiro parquímetro do mundo;
- (1969) Apollo 11: em 16 de julho, ocorre o lançamento da missão à Lua a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
Guerras
- (1944) Os primeiros soldados da Força Expedicionária Brasileira desembarcam na Itália a fim de se juntar aos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
Mortes
- (1953) Hilaire Belloc, escritor e historiador franco-britânico nascido em 1870. Belloc aparece ao lado de G. K. Chesterton como um dos expoentes do Distributismo, uma forma de defesa da empresa familiar e local contra as grandes corporações centralizadas.
“O controle da produção da riqueza é o controle da própria existência humana”. Hilaire Belloc.