Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 16 de junho na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1819) No dia 16 de junho um grande terremoto atinge a região oeste da Índia, matando mais de 1,5 mil pessoas e elevando uma cordilheira a 6 metros de altura;
- (1846) O Conclave, reunião do colégio de cardeais, elege o papa Pio IX;
- (1858) Abraham Lincoln profere o seu famoso discurso da “Casa Dividida” na cidade de Springfield, Illinois (EUA), dando início à sua campanha política;
- (1955) Na Argentina, ocorre o Bombardeio da Praça de Maio, quando a Armada Argentina lança várias bombas contra uma multidão desarmada que se manifestava a favor de Juan Domingo Perón. Mais de 350 pessoas morrem e cerca de 800 ficam feridas.
Empresas
- (1903) A Ford Motor Company é incorporada (ganha personalidade jurídica) por Henry Ford.
- (1911) No dia 16 de junho, é criada a IBM (International Business Machines Corporation, Corporação Internacional de Máquinas de Negócios) na cidade de Nova Iorque.
Cultura pop
- (1904) Na Irlanda é instituído o Bloomsday, dia para homenagear o personagem Leopold Bloom, protagonista de Ulisses, de James Joyce. A data é a única no mundo dedicada ao personagem de um livro;
- (2016) O primeiro Disney Park na China continental, o Shanghai Disneyland Park, é aberto ao público.
Brasil
- (1950) O Estádio Jornalista Mário Filho, popularmente conhecido como Estádio do Maracanã, é inaugurado na cidade do Rio de Janeiro.
Ciência & Tecnologia
- (1963) A missão russa Vostok 6 coloca em órbita Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir para o espaço;
- (2012) O programa espacial chinês lança a espaçonave Shenzhou 9, transportando três astronautas, incluindo Liu Yang, a primeira astronauta chinesa.
Espiritualidade
- (2002) Padre Pio é canonizado pelo papa João Paulo II.
Mortes
- (1844) André da Silva Gomes, compositor luso-brasileiro nascido em 1752. Silva Gomes foi o músico mais influente na cidade de São Paulo durante o período em que exerceu a função de mestre de capela na antiga Catedral da Sé (1774-1823). Ele é também o mais antigo compositor de São Paulo cujas obras foram preservadas;
- (1858) John Snow, médico britânico nascido em 1813. No mundo anglófono, Snow é considerado o pai da epidemologia moderna. O médico foi agraciado com o título de Sir depois de anestesiar a rainha Vitória durante o seu oitavo parto;
- (1878) Crawford Long, farmacêutico e médico norte-americano nascido em 1815. É creditado a Long a primeira cirurgia com anestesia (1842), tendo utilizado o éter como anestésico;
- (1944) Marc Bloch, historiador francês nascido em 1886. Bloch foi um dos principais nomes da técnica historiográfica no século 20, sua principal obra é Apologia da História, publicada postumamente depois que o intelectual foi capturado e morto pelos nazistas.
“Uma casa dividida contra si mesma não pode permanecer”. Abraham Lincoln
16 de junho de 1956: nasci, na cidade de Junqueirópolis, estado de São Paulo…
E sem querer ser um cara mais chato ainda, a frase atribuída ao grande Abraham Lincoln, foi proferida por nosso Senhor Jesus Cristo no Evangelho de São Mateus, capítulo 12, versículo 25.
Pessoal, desculpa a correção, em relação ao Dr. Crawford Long, que tem a sua importância na Medicina, mas como Médico Anestesiologista e Historiador eu não poderia deixar de dizer que a primeira cirurgia com anestesia foi realizada pelo Dr. Warren, no General Massaschussets Hospital, a 16 de Putubro de 1846, anestesia aplicada pelo Dentista e Estudante de Medicina Thomás William Green Morton, considerado o pai da anestesia moderna.
*William Thomas Green Morton e o cirurgião foi John Collins Warren, o paciente Gilbert Abbot, tinha um tumor cervical. Neste dia o Dr. Warren operou mais dois pacientes sob anestesia e se emocionou indo às lágrimas por isso ser possível.