Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 16 de março na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (597 a.C.) No dia 16 de março, os babilônios capturam Jerusalém e substituem Jeconias por Zedequias como rei de Judá;
- (1521) Fernão de Magalhães chega à ilha de Homonhon, nas atuais Filipinas, com 150 homens. A bordo de três pequenos navios: Concepcion, Trinidad e Victoria, eles foram os primeiros espanhóis a chegarem ao arquipélago filipino.
Política
- (1762) Embaixadores da França e da Espanha entregam ao governo português uma exigência para que Portugal aderisse ao Pacto de Família dos Bourbons, desencadeando a Guerra Fantástica.
Cultura Pop
- (1872) O time de futebol Wanderers F.C. vence a primeira Copa da Inglaterra, a competição de futebol mais antiga do mundo.
Ciência & Tecnologia
- (1926) No dia 16 de março, o norte-americano Robert Goddard lança com sucesso o primeiro foguete propelido a combustível líquido do mundo, nos Estados Unidos (EUA);
- (1966) Ocorre o lançamento do Gemini VIII, o 12º voo espacial tripulado dos EUA.
Guerras & Rumores
- (1935) No dia 16 de março, o ditador Adolf Hitler ordena o rearmamento da Alemanha, o que viola o Tratado de Versalhes;
- (1942) Os nazistas realizam o primeiro teste do Foguete V-2, mas o veículo explode no início do lançamento;
- (1945) Como resultado de um bombardeio britânico, 90% da cidade alemã de Würzburg é destruída. Mais de 5 mil pessoas morreram em apenas 20 minutos de bombardeio.
Brasil
- (1957) É criada a Rede Ferroviária Federal (RFFSA). O sistema que reunia 18 ferrovias regionais tinha o objetivo de promover e gerir o desenvolvimento no setor de transportes ferroviários;
- (1958) Inauguração do Parque Zoológico de São Paulo.
Mortes
- (1916) Barão de Paraná, médico e pecuarista brasileiro nascido em 1847. Henrique Hermeto Carneiro Leão, o Barão de Paraná, foi pioneiro da criação de gado no Brasil;
- (1940) Selma Lagerlöf, escritora sueca nascida em 1858. Pela sua literatura que, em linguagem acessível, contava a história de sua terra natal, Selma foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.
“Assim manda a justiça: a inteligência e a sabedoria foram e são ainda hoje as qualidades que transformam o mendigo em príncipe”.
Selma Lagerlöf.