Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 16 de outubro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (690) No dia 16 de outubro, na China, a imperatriz Wu Zetian ascende ao trono da dinastia Tang, ela foi a única mulher na história do país asiático a ocupar o trono imperial;
- (1311) Na França, o Concílio de Vienne reúne-se pela primeira vez a fim de retirar o apoio papal aos Cavaleiros Templários.
Guerras & Rumores
- (1805) Napoleão Bonaparte obtém significativa vitória sobre os austríacos durante o cerco de Ulm;
- (1813) Os exércitos napoleônicos perdem para uma coligação formada pelas forças da Rússia, Prússia, Áustria e Suécia; mais de 90 mil soldados morreram no que ficou conhecida como a Batalha das Nações;
- (1940) Na Polônia, os nazistas estabelecem o Gueto de Varsóvia;
- (1964) A China detona sua primeira arma nuclear.
Ciência & Tecnologia
- (1817) O arqueólogo italiano Giovanni Belzoni anuncia a descoberta do túmulo do Faraó Seth I, no Vale dos Reis;
- (1846) O dentista norte-americano William T. G. Morton administra a primeira anestesia geral para um procedimento cirúrgico.
Insólito
- (1834) No dia 16 de outubro, grande parte do complexo do Palácio de Westminster, em Londres, é destruída por um incêndio.
Cultura Pop
- (1923) Nos Estados Unidos, a Walt Disney Company é fundada;
- (2002) No Egito, a Biblioteca Alexandrina é inaugurada em comemoração à antiga Biblioteca de Alexandria.
Política
- (1934) Na China, os comunistas dão início à Grande Marcha para escapar do cerco nacionalista;
- (1953) O assassino comunista Fidel Castro profere seu discurso “A histórica me absolverá”, e é condenado a 15 anos de prisão por liderar um ataque ao quartel de Moncada.
Mortes
- (1523) Luca Signorelli, pintor italiano nascido em 1450. Signorelli foi um dos principais artistas do Renascimento Italiano;
- (1755) Gerardo Majella, santo italiano nascido em 1725. Canonizado pelo papa Pio X, São Gerardo Majella é também padroeiro das gestantes e das pessoas falsamente acusadas;
- (1793) Maria Antonieta, rainha consorte da França e Navarra nascida em 1755. Última rainha da França antes da Revolução, Maria Antonieta foi guilhotinada.
“Considere a brevidade do tempo, a extensão da eternidade e reflita como tudo aqui embaixo chega ao fim e passa. De que serve apoiar-se naquilo que não pode dar suporte?”. São Gerardo Majella.
Como deixaram absolutamente claro os Franceses, a forma mais eficiente de se livrar de um político corrupto com intenções ditatoriais, é a Guilhotina.
Nunca siga o exemplo dos Cubanos, colocar o bandido comunista assassino na cadeia somente serve para transformá-lo em martir, ele sempre acabará voltando e se vingando e mudando à história.
Do início ao fim, de qualquer relação de noticias que envolva o atual governo e/ou seus integrantes, encontramos absurdos, falta de produtividade, desenvolvimento, instrução, progresso, justiça, moralidade, bons costumes e virtudes.
É a marca característica dele em razão de suas ações e atos medíocres, contrários ao Brasil, favoráveis aos megalomaníacos, corruptos, marginais, vagabundos e estrangeiros.
Do que é feito esse Governo?
Comentário sobre outra matéria que, sem o recurso de podermos apagar, continuará figurando aqui.
Peço desculpas!