Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 19 de setembro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1777) No dia 19 de setembro, o Exército Continental do atual Estados Unidos da América obtém uma vitória decisiva durante a Batalha de Saratoga, momento em que a Guerra de Independência começou a favorecer os norte-americanos;
- (1796) Na forma de uma carta aberta ao público, o discurso de despedida de George Washington é impresso e distribuído para os cidadãos dos EUA.
Brasil
- (1837) Diogo Antônio Feijó, regente do Império do Brasil, deixa o cargo e é substituído por Pedro de Araújo Lima; Feijó é considerado um dos fundadores do Partido Liberal no período da monarquia.
Espiritualidade
- (1846) Na França, Mélanie Calvat e Maximin Giraud, crianças pastoras, têm a experiência de uma aparição mariana no topo de uma montanha nas proximidades de La Salette; é a aparição de La Salette.
Ciência & Tecnologia
- (1852) O astrônomo italiano Annibale de Gasparis anuncia a descoberta do asteroide Massalia, corpo celeste do cinturão principal de asteroides;
Política
- (1868) No dia 19 de setembro, a revolução La Gloriosa chega a Cádis, Espanha; o movimento depôs a rainha Isabel II e inaugurou o período conhecido como Sexênio Democrático.
Guerras
- (1870) Guerra Franco-Prussiana: no dia 19 de setembro, tem início o cerco de Paris; a cidade resistiu por mais de quatro meses antes de finalmente se render;
- (1944) Segunda Guerra Mundial: Finlândia e União Soviética celebram o Armistício de Moscou;
- (1944) Segunda Guerra Mundial: é deflagrada a Batalha da Floresta de Hürtgen, o mais longo conflito individual travado pelo Exército norte-americano.
Tragédia
- (1985) A Cidade do México é parcialmente destruída por um terremoto de magnitude 8,1 na escala Richter; mais de 9.500 pessoas morreram, 35 mil ficaram feridas e 100 mil perderam suas moradias;
- (2017) No 32º aniversário do terremoto de 1985, outro tremor de terra atinge o México matando 370 pessoas e deixando mais de 6 mil feridos.
Mortes
- (1985) Ítalo Calvino, escritor italiano nascido em 1923. Calvino foi um dos escritores italianos de maior relevância no século 20;
- (2013) Hiroshi Yamauchi, empresário japonês nascido em 1927. Yamauchi foi presidente da Nintendo durante mais de 50 anos.
“O conhecimento do próximo tem isto de especial: passa necessariamente pelo conhecimento de si mesmo”. Ítalo Calvino.