Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 21 de julho na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (356 a.C.) Na noite do dia 21 de julho, o grego Heróstrato, com o objetivo de ganhar fama, incendeia o Templo de Diana, uma das sete maravilhas do mundo antigo;
- (230) Ponciano é eleito o 18º papa; depois de ser exilado, ele se tornou o primeiro papa da história a renunciar ao Ministério Petrino;
- (365) Um grande terremoto destrói parte do mundo antigo, como a cidade de Alexandria, Creta e a costa da atual Líbia.
Guerras
- (1798) Campanha militar de Napoleão Bonaparte no Egito: as tropas do imperador francês derrotam um exército otomano nas proximidades da cidade do Cairo, é a Batalha das Pirâmides.
Brasil
- (1906) No dia 21 de julho, o Rio de Janeira sedia a Conferência Internacional dos Estados Americanos;
- (1944) C-6 Camaquã, uma corveta da Marinha do Brasil, naufraga na costa de Pernambuco durante uma tempestade.
Ciência & Tecnologia
- (1961) O norte-americano Gus Grissom, a bordo da espaçonave Liberty Bell 7, torna-se o segundo astronauta do país a ir para o espaço, é o Projeto Mercury.
Bizarro
- (1983) No dia 21 de julho, na Estação Vostok, na Antártica, é registrada a temperatura mais baixa da história: -89,2 ºC.
Mortes
- (1571) Martim Afonso de Sousa, militar e governador da Índia Portuguesa nascido em 1490. Martim foi também o donatário da Capitania brasileira de São Vicente.
“Apoiada, a coragem nasce até mesmo naqueles que são muito covardes”. Homero.