Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 23 de julho na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Ciência & Tecnologia
- (1829) O inventor norte-americano William Austin Burt registra a patente do tipógrafo moderno, equipamento precursor da máquina de escrever;
- (1871) No dia 23 de julho, o astrônomo dinamarquês Christian Heinrich Friedrich Peters, pioneiro na descoberta de asteroides, anuncia a descoberto do asteroide 114 Kassandra;
- (1926) A Fox Film anuncia a compra das patentes do sistema de som Movietone, tecnologia que permite a sincronização entre as imagens em movimento e o som.
Brasil
- (1840) No dia 23 de julho, D. Pedro II é declarado maior de idade aos 14 anos, apto, portanto, para assumir o trono do Brasil; a declaração da maioridade do imperador foi crucial para o fim do período de instabilidade política da Regência.
Mundo
- (1840) No dia 23 de julho, é criada, pelo Ato de União, a Província do Canadá, território ultramarino britânico;
- (1914) Na Áustria, o governo local envia um ultimato à Sérvia, exigindo que o país permita que os austríacos determinem quem assassinou o arquiduque Francisco Ferdinando; a recusa da Sérvia foi um dos motivos que levaram à deflagração da I Guerra Mundial.
Política
- (1921) Na China, durante o 1º Congresso Nacional, é criado oficialmente o Partido Comunista Chinês.
Mortes
- (1932) Alberto Santos Dumont, inventor brasileiro nascido em 1873. Santos Dumont foi o primeiro a voar com um equipamento “mais pesado que o ar” diante de milhares de testemunhas; ele é considerado o Pai da Aviação.
“As coisas são mais belas quando vistas de cima”. Santos Dumont.