Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 23 de novembro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (534 a.C.) Na Grécia Antiga, Téspis de Ática torna-se o primeiro ator registrado a interpretar um personagem no palco;
- (1248) No dia 23 de novembro, o rei Fernando III de Castela comandando as tropas cristãs conquista a cidade de Sevilha, que estava sob domínio dos muçulmanos.
Literatura
- (1644) O escritor inglês John Milton publica Areopagitica, um importante ensaio em prol da liberdade de expressão.
Brasil
- (1891) Primeira Revolta da Armada: descontentes com a política da República recém-instaurada, a Marinha ameaça bombardear a cidade do Rio de Janeiro, forçando a renúncia do primeiro presidente do Brasil, Deodoro da Fonseca;
- (1913) No dia 23 de novembro, é fundado o Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (atual Universidade Federal de Itajubá), em Minas Gerais, a primeira universidade de tecnologia do Brasil;
- (1935) Tem início a Intentona Comunista, uma tentativa malsucedida de golpe de Estado contra o governo do presidente Getúlio Vargas.
Ciência & Tecnologia
- (1903) O cientista italiano Olinto De Pretto publica o ensaio Hipótese do Éter na Vida do Universo, incorporado por Albert Einstein na formulação da Teoria da Relatividade;
- (1924) A descoberta do astrônomo norte-americano Edwin Hubble de que a Nebulosa de Andrômeda é na verdade outra galáxia distante da nossa Via Láctea é publicada no jornal The New York Times.
Cultura Pop
- (1936) A Life é relançada como uma revista fotográfica e ganha sucesso instantâneo;
- (1963) No dia 23 de novembro, a BBC transmite o primeiro episódio da primeira série de Doctor Who, a série de TV de ficção científica mais antiga do mundo ainda em exibição.
Mortes
- (1982) Adoniran Barbosa, compositor, cantor, humorista e ator brasileiro nascido em 1910. Cantor e compositor de sucesso, Adoniran — nome artístico de João Rubinato — compôs músicas já consagradas como Trem das Onze e Saudosa Maloca.
“Deus dá o frio conforme o cobertor”. Adoniran Barbosa.