Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 26 de junho na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1409) Grande Cisma do Ocidente: por uma série de conflitos de interesse, a Igreja Católica é levada a manter três papas: papa Alexandre V, papa Gregório XII e papa Bento XII;
- (1541) No dia 26 de junho, em Lima, no atual Peru, o conquistador Francisco Pizarro é assassinado pelo filho de seu amigo. Pizarro obteve sucesso ao submeter o Império Inca ao domínio espanhol;
- (1794) Na França, durante a Batalha de Fleurus, importante capítulo das Guerras Revolucionárias, balões são aplicados pela primeira em prol do uso militar.
Brasil
- (1862) O governo do então Império do Brazil adota o Sistema Métrico Francês como sistema de medidas oficial;
- (1968) No dia 26 de junho, ocorre a Passeata dos Cem Mil, manifestação popular contra a manutenção do regime militar no país.
Ciência & Tecnologia
- (1886) O químico francês Henri Moissan obtém sucesso ao isolar o elemento flúor pela primeira vez.
- (1936) No dia 26 de junho, ocorre o primeiro voo do Focke-Wulf Fw 61, o primeiro helicóptero completamente controlável.
Guerras
- (1917) Primeira Guerra Mundial: os primeiros soldados norte-americanos desembarcam na França;
- (1918) Primeira Guerra Mundial: os aliados derrotam as forças imperiais alemãs;
- (1944) Segunda Guerra Mundial: a Força Aérea Real (do Reino Unido) bombardeia por engano San Marino, um Estado neutro, matando 35 civis.
Espiritualidade
- (2000) O papa João Paulo II revela o Terceiro Segredo de Fátima.
Mortes
- (1810) Joseph-Michel Montgolfier, inventor francês nascido em 1740. Ao lado do seu irmão Jacques, Joseph foi pioneiro da construção de balões de ar quente;
- (1975) São Josemaria Escrivá, sacerdote católico espanhol nascido em 1902.
“Cumpre o pequeno dever de cada momento; faz o que deves e está no que fazes”. São Josemaria Escrivá.
“(1968) No dia 26 de junho, ocorre a Passeata dos Cem Mil, manifestação popular contra a manutenção do regime militar no país.” Será que atualmente é permitido ser contra a qualquer coisa?