Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 26 de março na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1027) No dia 26 de março, o papa João XIX coroa Conrado II como imperador do Sacro Império Romano-Germânico;
- (1344) Termina o Cerco de Algeciras, na Espanha, um dos primeiros conflitos militares europeus no qual se utilizou pólvora. A nova arma foi usada pelos invasores muçulmanos contra as forças cristãs.
- (1830) Na cidade de Palmyra, nos Estados Unidos (EUA), o Livro de Mórmon é publicado pela primeira vez. O livro apresenta uma nova narrativa dos Evangelhos tradicionais.
Brasil
- (1772) É fundada a freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, a atual cidade de Porto Alegre;
- (1816) No dia 26 de março, chega ao Brasil a Missão Artística Francesa, que trouxe uma nova metodologia de investigação acadêmica;
- (2008) Tem início a fusão entre a Bovespa e a BM&F. A terceira maior bolsa de valores do mundo atualmente se chama B3.
Tragédias & Catástrofes
- (1812) A Venezuela é atingida por um terremoto de magnitude 7,1 graus na escala Richter. Com danos significativos nas cidades de Caracas, La Guaiara, San Felipe e Mérida, cerca de 20 mil mortes foram registradas.
Guerras & Rumores
- (1917) Primeira Guerra Mundial: no dia 26 de março, é deflagrada a Batalha de Gaza, quando o avanço das tropas britânicas foi interrompido pelo bloqueio formado por 17 mil turcos;
- (1939) Guerra Civil Espanhola: os nacionalistas, contrários às destrutivas políticas socialistas, dão início à ofensiva final da guerra;
- (1942) Segunda Guerra Mundial: na Polônia, o campo de concentração de Auschwitz recebe suas primeiras prisioneiras mulheres.
Mídia & Imprensa
- (1923) No dia 26 de março, a rádio BBC começa a transmissão regular de previsões meteorológicas no Reino Unido.
Ciência & Tecnologia
- (1953) O médico norte-americano Jonas Salk anuncia sua vacina contra a poliomielite;
- (1958) O Exército dos EUA lança o Explorer 3, segundo lançamento bem-sucedido do programa Exploradores.
Mortes
- (1814) Joseph-Ignace Guillotin, médico e político francês nascido em 1738. Guillotin propôs um sistema mecânico para aumentar a eficiência das execuções durante a Revolução Francesa, a guilhotina. Cerca de 17 mil pessoas morreram nesse instrumento;
- (1827) Ludwig van Beethoven, músico e compositor alemão nascido em 1770. Ao lado de Brahms e Bach, Beethoven é considerado um dos principais B’s da música. Dentre suas principais obras destaca-se a Nona Sinfonia, com a sua Ode à Alegria.
- (1920) Luís Maria Filipe de Orléans e Bragança, príncipe brasileiro nascido em 1878. Terceiro filho da Princesa Isabel, Luís foi exilado do Brasil quando do golpe de Estado que instaurou — sem apelo popular — a República no país. O príncipe escreveu livros de viagem e serviu no Exército inglês durante a Primeira Guerra Mundial;
- (1923) Sarah Bernhardt, atriz francesa nascida em 1844. Cognominada “a mais famosa atriz da história”, Sarah visitou o Brasil quatro vezes, as duas primeiras ainda durante o reinado de D. Pedro II.
“Não existe verdadeira inteligência sem bondade”.
Beethoven.