Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 30 de julho na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1502) Cristóvão Colombo desembarca nas Ilhas da Baía, nas proximidades da atual Honduras; é a quarta viagem do explorador genovês;
- (1756) Em São Petersburgo, a então capital do Império Russo, o arquiteto Bartolomeo Rastrelli apresenta o recém-reformado Palácio de Catarina à corte da imperatriz Isabel; o palácio ganhou um deslumbrante estilo rococó;
- (1916) No dia 30 de julho, um grupo de sabotadores alemães explode um armazém de munições na cidade norte-americana de Jersey City; a forte explosão, equivalente a um terremoto de 5,5 graus na Escala Richter, mata sete pessoas e danifica a Estátua da Liberdade.
Brasil
- (1832) Império do Brasil: durante a Regência, ocorre a tentativa do Golpe de 30 de julho, quando rebeldes liderados pelo padre Diogo Antônio Feijó tentam aprovar a Constituição de Pouso Alegre.
Cultura Pop
- (1930) No dia 30 de julho, em Montevidéu, o Uruguai vence a primeira Copa do Mundo; o país anfitrião derrotou a Argentina por 4 a 2.
Guerras
- (1945) Segunda Guerra Mundial: 883 marinheiros norte-americanos morrem depois que o navio USS Indianapolis afunda ao ser bombardeado pelo submarino japonês I-58; a maioria dos marinheiros morre durante ataques de tubarões nos quatro dias seguintes.
Ciência & Tecnologia
- (1971) Programa Apollo: no dia 30 de julho, o Falcon torna-se o primeiro “carro” a andar na Lua.
Política
- (1981) Na Polônia comunista, mais de 50 mil manifestantes — a maioria mulheres e crianças — saem às ruas a fim de protestar contra a escassez de alimentos.
Mortes
- (1898) Otto von Bismarck, político alemão nascido em 1815. Conhecido como “General de Ferro”, Bismarck é considerado o mais importante estadista alemão do século 19;
- (1986) Luís da Câmara Cascudo, escritor e folclorista brasileiro nascido em 1898. Pelo seu trabalho de investigação e registro da cultura brasileira, Câmara Cascudo recebeu o Prêmio Machado de Assis, pela Academia Brasileira de Letras.
“Sou um homem que não desanimou de viver e acho a vida cheia de encantos”. Câmara Cascudo.