Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 7 de dezembro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (43 a. C.) No dia 7 de dezembro, Cícero, célebre orador, é assassinado a mando do político romano Marco Antônio, seu rival.
Tragédias & Catástrofes
- (1703) A Grande Tempestade de 1703, a maior série de tempestades já registrada na região sul da Grã-Bretanha, chega à costa e causa a morte de mais de nove mil pessoas.
Cultura Pop
- (1732) Em Londres, é inaugurada a Royal Opera House, uma das maiores casas de concerto do mundo;
- (1842) No dia 7 de dezembro, a Orquestra Filarmônica de Nova York realiza o seu primeiro concerto;
- (1932) Albert Einstein recebe cidadania norte-americana. O físico judeu nascido na Alemanha já havia se naturalizado suíço.
Brasil
- (1866) O governo imperial do Brasil aprova a abertura da navegação do rio Amazonas e seus afluentes e do rio São Francisco aos navios mercantes de todas as nações;
- (1940) Getúlio Vargas, o então presidente da República, promulga o novo Código Penal Brasileiro;
- (1970) Giovanni Enrico Bucher, o então embaixador da Suíça no Brasil, é sequestrado por delinquentes comunistas no Rio de Janeiro;
- (1987) No dia 7 de dezembro, o Plano Piloto de Brasília é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Guerras & Rumores
- (1917) Ao declarar guerra contra o Império Austro-Húngaro, os Estados Unidos (EUA) entram na Primeira Guerra Mundial;
- (1941) Ataque a Pearl Harbor: a Marinha Imperial do Japão deflagra um ataque surpresa à Frota do Pacífico dos EUA e a suas forças aéreas do Exército e da Marinha.
Ciência & Tecnologia
- (1961) A Nasa anuncia o início de um projeto para estender o programa espacial de voos tripulados, desenvolvendo assim uma nave espacial para dois tripulantes;
- (1972) Lançamento da Apollo 17: durante a última missão lunar da Apollo, os astronautas registram a famosa fotografia conhecida como The Blue Marble (A Bola de Gude Azul).
Mortes
- (1848) Martins Pena, dramaturgo e diplomata brasileiro nascido em 1815. Ao introduzir a comédia de costumes no Brasil, Pena foi considerado “o Molière brasileiro”;
- (1927) Carlos de Laet, jornalista e poeta brasileiro nascido em 1847. Tendo sido um dos mais destacados intelectuais do seu tempo, Laet foi perseguido pelo governo ditatorial da República por ser declaradamente monarquista.
“Não há brutalidades de opressão que matem o amor à liberdade”. Carlos de Laet.