Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 8 de junho na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (452) No dia 8 de junho, Átila, o Huno, invade a Itália durante campanha militar;
- (1783) Na Islândia, o vulcão Laki entra em erupção, matando mais de 9 mil pessoas e provocando uma carestia de sete anos;
- (1794) Na França, Maximilien Robespierre conduz a cerimônia de inauguração da “religião oficial” da Revolução Francesa, o Culto ao Ser Supremo.
Brasil
- (1863) Questão Christie: a pedido de D. Pedro II, o rei Leopoldo I da Bélgica intervém em favor do Império do Brasil contra a Inglaterra na delicada questão diplomática.
Cultura Pop
- (1912) No dia 8 de junho, Carl Laemmle, junto com outros quatro sócios, inauguram a Universal Studios, um dos principais estúdios de Hollywood.
Guerras
- (1928) Durante a campanha militar conhecida como “Segunda Expedição do Norte”, o Exército Nacional Revolucionário Chinês captura Pequim. Depois da conquista a cidade passa a se chamar Beijing, a “Capital do Norte”;
- (1942) Segunda Guerra Mundial: a Marinha Imperial Japonesa bombardeia as cidades australianas de Sydney e Newcastle.
Literatura
- (1949) No dia 8 de junho, George Orwell publica em Londres o seu consagrado 1984, romance distópico que antevê muitos dos elementos da repressão estatal por meio da tecnologia e do controle das massas.
Especial
- Corpus Christi: a solenidade católica celebrada na primeira quinta-feira depois da Oitava de Pentecostes foi instituída pelo papa Urbano IV na bula Transiturus de hoc mundo em 11 de agosto de 1264.
Mortes
- (632) Maomé, líder religioso e político árabe nascido em 570. De acordo com o Islamismo, Maomé é o último profeta do Deus de Abraão;
- (1809) Thomas Paine, jornalista e político norte-americano nascido em 1737. Polímata, Paine foi um dos “Pais Fundadores” dos EUA, e testemunha das revoluções Francesa e Americana;
- (1970) Abraham Maslow, psicólogo norte-americano nascido em 1908. Maslow ganhou fama entre os profissionais da psicologia por apresentar a proposta da Hierarquia das Necessidades, também conhecida como Pirâmide de Maslow.
“O governo, mesmo quando perfeito, não passa de um mal necessário; quando imperfeito, é um mal insuportável”. Thomas Paine.