Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 8 de outubro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (451) No dia 8 de outubro, tem início o Concílio da Calcedônia — na atual Turquia —, no qual é rechaçada a heresia de que Jesus Cristo encarnado teria apenas a natureza divina, e não a união perfeita entre as naturezas divina e humana;
- (1967) Na Bolívia, o assassino e líder guerrilheiro Che Guevara é capturado e finalmente morto.
Guerras
- (1856) É deflagrada a Segunda Guerra do Ópio entre diversas potências ocidentais e a monarquia chinesa;
- (1939) Segunda Guerra Mundial: a Alemanha invade a Polônia anexando-a ao seu território.
Tragédias
- (1871) No dia 8 de outubro, começa o grande incêndio de Chicago; cerca de 300 pessoas morreram e mais de 100 mil ficaram desabrigadas.
Brasil
- (1910) Bombardeio de Manaus: durante uma tentativa de golpe fruto de disputas políticas regionais, a cidade amazonense é parcialmente destruída durante ataques de navios de guerra;
- (1965) Em discurso transmitido pela televisão, Carlos Lacerda acusa Castelo Branco de “traidor da revolução”, rompe com o governo e renuncia à sua candidatura.
Literatura
- (1970) Aleksandr Solzhenitsyn, escritor russo, recebe o Prêmio Nobel de Literatura;
- (1998) José Saramago torna-se o primeiro autor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.
Mortes
- (1754) Henry Fielding, escritor de novela e teatro britânico nascido em 1707. É creditada a Fielding a introdução da técnica do narrador onisciente na narrativa literária;
- (1793) Joseph-Marie Amiot, astrônomo e historiador francês nascido em 1718. Amiot foi o último sobrevivente da missão jesuíta na China;
- (2005) Fernando Bonini, desenhista brasileiro de histórias em quadrinhos nascido em 1955. Bonini contribuiu para os quadrinhos da Disney, como Zé Carioca e Urtigão.
“Se tu fizeres do dinheiro o teu deus, ele vai atormentar-te como um demônio”. Henry Fielding.
A Alemanha invadiu a Polônia no dia 01 de Setembro de 1939, dando início a 2°Guerra Mundial.
Onde foi para o meu comentário?
Essa antiga foto de Carlos Lacerda lembra bem a fisionomia e a forma de atuar retóricamente do deputado Filipe Barros (PL/PR). É o que achei e a semelhança é bem grande. Já faz tempo que tenho notado isso. Não sou espírita mas parece que é um caso de reencarnação. Chico Xavier, se vivo estivesse (segundo os espíritas ele continua por aqui), esclareceria essa semelhança.
Interessante!
Mais uma coincidência: Ambos são de direita e o Carlos Lacerda era implacável com a esquerda, Getúlio Vargas que o diga.