Alguns governantes – geralmente ditadores – podem ficar no poder por anos seguidos, às vezes décadas. A Enciclopédia Britânica fez uma lista no sentido contrário – governantes que ficaram no poder por prazos muito curtos. As razões são várias.
Lady Jane Grey – a bisneta do célebre Henrique VIII (aquele mesmo que teve seis esposas) sempre serviu de peão nos jogos de poder do Reino Unido durante o século 16. Quando seu pai morreu em 1553, Jane foi proclamada Rainha com apenas 15 anos de idade. Mas sua tia Mary tinha a proteção do Parlamento e de boa parte da população. O reinado de Lady Jane durou nove dias e ela foi executada com seu marido e seu pai, acusados de traição.
Louis-Antoine de Bourbon, Duque de Angouleme – também conhecido como Luís XIX, foi declarado rei da França em 2 de agosto de 1830. O país vivia um momento de extrema confusão política, e seu reinado durou um recorde de 20 minutos. Mas num período de muitas execuções, o duque preservou sua cabeça.
William Henry Harrison – eleito presidente dos EUA em 1841, Harrison participou de um desfile de posse em Washington, montado num cavalo branco. O dia estava frio, e o presidente pegou uma gripe. Que levou a uma pneumonia e à morte. Seu governo durou 32 dias.
Magdalena Andersson – em 24 de novembro de 2021, Magdalena foi escolhida como a primeira mulher primeira-ministra da Suécia. Foi uma escolha realizada por uma maioria apertada no Parlamento. Assim que tomou posse, a coalizão que a levou ao poder entrou em crise. Em sete horas de governo Magdalena renunciou.