Arqueólogos encontraram um mosaico ornamentado em uma cidade romana conhecida como a “Las Vegas do mundo antigo”. As ruínas estão em Baia, cidade a cerca de 250 quilômetros de Roma. A descoberta foi anunciada pelo Parque Arqueológico de Campi Flegrei, na semana passada.
O achado consiste em linhas geométricas entrelaçadas e “psicodélicas”, com o cruzamento de tranças e hexágonos com lados côncavos. O mosaico tem tesselas brancas, azuis e vermelhas, e data de 2 mil anos atrás.
Il #ParcoSommerso di #Baia ci stupisce ad ogni festività!
Una nuova stanza, un nuovo mosaico, con un psichedelico intreccio di linee geometriche, rese con tessere colorate pic.twitter.com/s0y8WmDC0K— Parco archeologico dei Campi Flegrei (@pa_fleg) April 10, 2023
Relacionadas
Descobertas na Las Vegas do mundo antigo
Os arqueólogos sugerem que o mosaico é similar aos desenhos encontrados na Tunísia, onde Cartago, antigo rival de Roma, foi conquistada, em 146 a.C., durante a Terceira Guerra Púnica.
Os pesquisadores também encontraram os restos de um bloco de estruturas com 60 metros de comprimento, colunatas de pedra e pilares de mármore branco. Não há muitos detalhes a respeito dessas outras descobertas.
Localizada na costa do Golfo de Nápoles, no atual condado italiano de Bacoli, Baia é uma cidade romana parcialmente submersa. O local se tornou um resort muito procurado, em virtude de sua reputação por um estilo de vida de luxo. O poeta romano Sexto Aulo Propércio definiu Baia como um “porto de vícios”.