O episódio suicida de Francisco Wanderley Luiz, em Brasília, na noite de quarta-feira, 13, levou Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a fazer um pronunciamento ligando o caso aos atos 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes. O juiz aproveitou a situação para se levantar contra uma eventual anistia aos vândalos.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Em seu editorial de opinião deste sábado, 16, o jornal O Estado de S.Paulo classificou o comportamento do magistrado como “vícios incontroláveis”.
“Para surpresa de rigorosamente ninguém, bastaram poucas horas depois das explosões na Praça dos Três Poderes para o incontido ministro estufar o peito e ostentar as suas credenciais de plenipotenciário guarda-costas da democracia no país”, escreveu o jornal.
A opinião de Alexandre de Moraes é ‘absolutamente irrelevante’
Ainda segundo a publicação, Moraes “arvorou-se em analista político” e, como se tudo isso não bastasse, “instrumentalizou sua cadeira de ministro do STF para vender a ideia de que seria o juiz universal da defesa do Estado Democrático de Direito no Brasil”.
O Estadão destaca no texto que não cabe ao “sr. Moraes” vir a público para dizer “o que acha ou deixa de achar” sobre o suicídio, suas eventuais repercussões políticas e, principalmente, jurídicas.
De acordo com o editorial, neste momento, é “absolutamente irrelevante” a opinião de Moraes – ou de qualquer outro ministro do STF – sobre o que ocorreu em Brasília e também sobre seus possíveis desdobramentos. “O que ele tem a dizer, que o diga eventualmente nos autos”, enfatiza o texto.
O Estadão faz um alerta sobre as ações de Alexandre de Moraes: “A sociedade já testemunhou uma história muitíssimo parecida e sabe muito bem como isso termina”.
Leia também: “Depois de reportagem de Oeste, Moraes manda avaliar saúde de preso do 8 de janeiro”
Toma que o filho é teu estadão.
O esquizofrênico de plantão dos Iluministros não consegue se conter.
Tem a língua maior que a boca.
O Sr Moraes é tão corajoso assim?
Ou será que somos um bando de covardes começando a acordar ?
Eu acredito que somos um bando de frouxos e covardes, e ainda pagamos muito caro por isso…
Moraes não tem mais credibilidade nenhuma.
É muito difícil lutar contra a verdade, esse membro do STF parece já estar entrando em desespero, a mentira, a hipocrisia enganam por algum tempo, mas sempre têm data de validade e ela chegou. Tenta justificar por todos os meios as atrocidades que já fez e continua tentando fazer com as bençãos dos seus comparsas do STF e alguns políticos como um tal Pacheco. Uma coisa ele conseguiu com louvor, tornar o tal STF a organização mais odiada deste país, o que explica um pobre coitado ir lá tentar derrubar um prédio com fogos de artifício.
Toda sua opiniões são irrelevantes , só faz absurdos
É a instrumentalização da baderna de 8/1, transformando uma arruaça em atentado real à democracia. Enquanto isso as quadrilhas de políticos se organizam, com as bênçãos do judiciário e o PCC toma conta e se legaliza. Estamos a caminho de uma mistura de México com Venezuela.
do jeito que as coisas caminham, já já o PCC vai ter CNPJ
Qual a história parecida? Riocentro e a queda do regime militar? Reichstag e consolidação do nacional-socialismo dos trabalhadores alemães? Oito de janeiro e o regime narcocleptocrático de censura e prisioneiros políticos? Intentona comunista e Estado novo?