Ana Maria Braga teve um momento de sinceridade durante a apresentação do Mais Você, da TV Globo, e causou revolta entre os militantes da internet. A apresentadora falava sobre a personagem Buba (Gabriela Medeiros), de Renascer, e ficou em dúvida sobre o pronome utilizado para se referir à psicóloga, que é trans.
“A Buba ou o Buba?”, questionou a veterana em conversa com Tati Machado, que falava sobre a cena em que José Augusto (Renan Monteiro) defende a companheira para José Inocêncio (Marcos Palmeira), envenenado pelo preconceito de Eliana (Shophie Charlotte).
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
“O capítulo de ontem, nossa… Foi antológico. Aquela conversa do Augusto defendendo a Buba”, iniciou Ana Maria Braga, antes de uma pausa. “A Buba ou o Buba?”, disparou.
Tati Machado prontamente respondeu: “A Buba. É a Buba mesmo. É uma mulher”. A repórter não se estendeu no assunto e deu mais detalhes sobre a cena. “Na verdade, o Inocêncio foi envenenado pela Eliana e resolveu tomar satisfação com o filho sobre a Buba ser uma mulher trans”, explicou no matinal da TV Globo.
Na sequência de Renascer, Augusto fala que Buba é uma mulher como qualquer outra e rebate o preconceito do pai. “E não apanhou, hein?”, pontuou Ana Maria Braga.
Ana Maria Braga virou alvo de cancelamento nas redes sociais
As falas de Ana Maria Braga foram consideradas inadequadas por militantes do X, o antigo Twitter, que lamentaram o despreparo da apresentadora. “Está meio difícil ver a Ana Maria Braga no Mais Você perguntar se deve falar ‘a Buba ou o Buba’ para se referir a uma mulher trans e depois dizer que todos devem respeitar a ‘opção’ de cada um, quando a transexualidade, na verdade, não é uma opção”, apontou um usuário chamado Daniel B.
“Ana Maria cagando de novo com falas preconceituosas. ‘O Buba’ e ‘a gente tem que respeitar a opção das pessoas’. Será que vão usar a desculpa da idade de novo?! Se ela é velha demais para aprender, talvez também seja velha demais pra continuar no ar fazendo um programa ao vivo”, disparou Andréa Alves.
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste