Ana Luiza Guimarães, apresentadora da Globo, relatou no Jornal Nacional que foi alvo de uma tentativa de golpe que envolveu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Depois de uma reportagem sobre fraudes, a jornalista revelou ter recebido um SMS que informava sobre a suspensão de sua CNH.
A âncora da Globo explicou que a mensagem era falsa, pois ela nunca teve uma CNH. “Eu recebi essa mensagem por SMS, mas tem um problema: eu não tenho CNH. Eu nunca tirei CNH, então ela não pode ser suspensa”, afirmou Ana Luiza Guimarães no Jornal Nacional.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
No crime, bandidos enviam uma mensagem que diz que a carteira de habilitação está com suspensão em andamento e que, para não ser bloqueada, a pessoa deve acessar um link.
O site acaba gerando um boleto falso para que a vítima pague a guia, mas o dinheiro é perdido. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem chamado a atenção para tentativas de golpe que envolvem mensagens de texto.
Detran dá dicas para prevenir golpe citado no Jornal Nacional
O Detran informa que não entra em contato com os usuários por SMS, e-mail nem ligação. Todas as notificações sobre processos são enviadas em correspondências identificadas pelos Correios e publicadas no Diário Oficial. O órgão recomenda que a população não clique em links suspeitos e enfatiza a possibilidade de consultar canais oficiais.
Em caso de dúvida, os usuários podem acessar o site oficial do Detran ou procurar atendimento presencial em qualquer unidade do departamento. Como alternativa, é possível usar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que oferece acesso às informações do condutor e do veículo.
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste