A Band demitiu Farid Germano Filho, comentarista de Os Donos da Bola RS, depois dele ter feito uma imitação semelhante a de um macaco durante o programa esportivo, exibido na filial gaúcha da emissora.
O comentarista, torcedor do Grêmio, fez uma imitação de sons de macaco no chão, referenciando o goleiro Muteba Kidiaba, do Mazembe, clube da República Democrática do Congo. O Mazembe eliminou o Internacional na semifinal do Mundial de Clubes de 2010.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
A atitude de Farid gerou revolta entre os telespectadores e diante da repercussão negativa, Farid Germano foi afastado do programa e, posteriormente, demitido da Band. Na edição seguinte de Os Donos da Bola RS, o âncora Filipe Gamba pediu desculpas publicamente pelo ocorrido na atração esportiva.
“Inúmeras pessoas foram ofendidas com o que aconteceu. É dever de todos nós entender que isso não colabora para uma sociedade melhor. Tenho certeza que estamos tentando aprender, evoluir e nos tornar pessoas melhores”, declarou o apresentador da atração.
Band avaliou que jornalista, de fato, fez imitação racista ao vivo
Na sequência do editorial, Filipe Gamba disse que Farid Germano Filho imitou um macaco na atração. “Eu e meus colegas pautamos nossas carreiras combatendo discriminação. E o que aconteceu foi uma discriminação: o Farid, imitando o Kidiaba, emitindo sons de macaco. Uma mensagem racista, transmitida por este programa”, lamentou o jornalista.
Em suas redes sociais, o comentarista demitido pela Band pediu desculpas pelo episódio. “Eu não sou racista. Estou aqui para pedir desculpas, eu errei, não posso repetir meus erros. Meu coração sangra. Com a máxima verdade e lealdade, me perdoem”, disse Farid.