A cidade de São Paulo atualmente recebe uma mostra de comemoração dos 30 anos do Castelo Rá-Tim-Bum, que foi ao originalmente na TV Cultura entre 1994 e 1997. O exposição conta com 18 ambientes, distribuídos em mais de 600 m² no Solar Fábio Prado, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona sul.
O evento chama atenção por contar com itens originais e reproduções de cenários, além de itens inéditos, que ainda não haviam sido expostos ao grande público.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
“Mostramos não só o que foi apresentado na telinha, mas como tudo isso foi feito. A exposição busca homenagear toda a equipe que construiu e também aqueles que atuaram”, afirmou Neto Venâncio, CEO do Atelier Casa do Trem, responsável pela cenografia e pela montagem do espaço destinado ao Castelo Rá-Tim-Bum.
A mostra conta com um espaço dedicado à história de quem trabalhou na produção da série, como roteiristas, cinegrafistas, músicos e figurinistas. Durou apenas oito meses entre a concepção original e a montagem da exposição.
Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum foi alvo de incêndio no início do mês
Os visitantes são recebidos em um cenário que imita a fachada do castelo, com boas-vindas do Porteiro Mecânico da série. A fachada teria as torres do castelo, mas um incêndio que ocorreu no dia 5 de outubro prejudicou a estrutura externa. Como não houve danos ao local onde o evento ocorre, os idealizadores puderam criar uma adaptação e liberar o evento ao público em menos de 10 dias.
Entre os itens inéditos, não expostos nos eventos realizados no MIS, em 2015, e no Memorial da América Latina, em 2017, estão o figurino da Et-Cétera, irmã do Etevaldo, que estava perdido, mas foi localizado. Felipe Pinheiro, produtor executivo da exposição, entregou que os fãs de Castelo Rá-Tim-Bum poderão ver o traje de gala de Nino, usado apenas uma vez, além do figurino do Dr. Victor e mais de 200 fotos de bastidores.
“Elas nunca foram expostas. Tem coisas que as pessoas só vão conseguir ver agora”, comentou o produtor. Os itens originais estavam guardados no Centro de Documentação da TV Cultura.
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste