O site de jornalismo esportivo The Sporting News disse que a sexta-feira 6 é um dia muito triste para os usuários do Twitter/X em todo o mundo.
Reportagem assinada por Bryan Murphy faz referência ao primeiro jogo na história da NFL dentro da América do Sul, com o confronto entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers.
O destaque e a tristeza, contudo, não se relacionavam aos times que estariam em campo na NeoQuimica Arena, estádio do Corinthians, em São Paulo.
Conforme relata o jornalista, um dos assuntos mais comentados era a proibição do uso da rede social Twitter/X.
Murphy observou que os repórteres teriam de encontrar um novo jeito de manter o público atualizado, pois a rede social é uma das formas mais eficientes de fornecer dados em tempo real.
+ Leia mais notícias de Imprensa na Oeste
O jornalista recomendou que seus colegas não se arrisquem a usar o Twitter/X, pois quem fizer isso poderá sofrer punições por parte da Justiça brasileira. “Há uma multa diária de R$ 50 mil para pessoas ou empresas que usarem VPNs para acessar a rede”, salientou.
Site expõe detalhes da censura ao Twitter/X
Em um dos trechos da reportagem, o site, em tom de pergunta, destaca o título: “Por que o Twitter/X foi proibido no Brasil”. Em seguida, explica o conflito entre o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e o dono da rede social, o empresário Elon Musk.
A reportagem inclui a reprodução de uma fala da CEO do Twitter/X. Linda Yaccarino disse à revista Time: “Gostaria que não tivesse chegado a esse ponto. Isso parte o meu coração”.
No fim, Murphy explica que a Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil ordenou que os provedores de internet suspendessem o acesso à rede social.
Leia também: “Chefe de agência de comunicação do EUA manda recado à Anatel“