O apresentador José Luiz Datena foi alvo de tentativa de golpe financeiro na terça-feira 30. A abordagem criminosa foi exibida pelo jornalista durante edição ao vivo do Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.
Inicialmente, o apresentador recebeu uma mensagem que fingia ser do atendimento do banco Bradesco. Na sequência, ele ligou para o número telefônico responsável pelo conteúdo fraudulento. A atitude de Datena foi ao ar durante a edição do programa televisivo.
O jornalista reforçou para o público como esse tipo de golpe se dá. Ao ligar para o número pelo qual criminosos enviaram mensagem, ele foi primeiramente atendido por uma secretária eletrônica, que avisou — de forma enganosa — ser do serviço do Bradesco. A gravação chega a sugerir opções aos clientes do banco, como ativação de chave de segurança e comunicação de roubo ou perda de cartão.
Na sequência, um criminoso se passou por atendente da instituição financeira. Quando o apresentador indagou sobre uma hipotética confirmação de compra, o golpista encerrou a ligação. “Desligou quando reconheceu a minha voz”, disse o comunicador da TV Bandeirantes.
“Picareta, golpista, sem vergonha, safado que não tem tamanho”, esbravejou Datena durante o Brasil Urgente. “É golpista”, prosseguiu o apresentador. Diante da situação, ele revelou: já caiu nesse tipo de golpe, em que criminosos conseguem simular serem atendentes de um banco — e agem para ter acesso a senhas e outros dados financeiros.
Datena avisa como evitar esse tipo de golpe
Por fim, Datena aproveitou a tentativa de golpe para alertar o público. Conforme disse, o Bradesco, assim como outras instituições financeiras, não tentam contato com clientes por meio de número telefônico iniciado em 0800. “Não sei como é que a Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] permita que esses caras consigam 0800 toda hora”, afirmou o apresentador.
Pena que esta tralha não levou o golpe ao vivo.