Chaves e Chapolin estão fora do ar na TV brasileira — e mundial — desde agosto de 2020, ocasião em que os detentores dos direitos de transmissão dos seriados acabaram não chegando a um acordo por direitos de transmissão. Neste sábado, 7, contudo, o canal UniMás, dos Estados Unidos, anunciou que vai voltar a exibir as atrações.
Chaves voltará ao ar pela emissora norte-americana a partir de 23 de setembro, enquanto Chapolin fará sua reestreia no dia seguinte. Além da televisão, os programas estarão disponíveis nos EUA, por meio da plataforma de streaming ViX.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Ainda não há confirmação ou expectativa sobre o retorno das atrações à TV ou ao streaming no Brasil. A retomada da exibição por uma rede é um indício, no entanto, de uma possível chegada a novos acordos pelos direitos de exibição dos seriados no restante do mundo.
Chaves surgiu na década de 1970
Criado do ator e roteirista mexicano Roberto Gómez Bolaños em 1972, Chaves fez sucesso no Brasil a partir de 1984, quando passou a ser transmitido pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A emissora do apresentador Silvio Santos também passou a exibir a história do atrapalhado super-herói Chapolin, que dá nome ao seriado, anos depois.
Na década de 2010, Chaves foi além do SBT e chegou à TV paga. Canais como Cartoon Network, TBS e Multishow exibiram episódios do seriado mexicano.
Leia mais:
Em 2020, os programas saíram do ar por conta de divergências entre a Televisa, emissora mexicana que produziu as atrações, e a família de Bolaños, detentora dos direitos de exibição.
Leia também: “‘Dona Florinda’ homenageia Silvio Santos”
Revista Oeste, com informações da Agência Estado