Enquanto a ditadura de Nicolás Maduro massacra opositores que se manifestam contra a fraude nas eleições presidenciais na Venezuela, o governo Lula, representado por Celso Amorim, disse que não vai interferir.
“Eu sou do tempo da bossa nova. A gente nunca sobe o tom”, declarou o embaixador do Brasil, sobre um mandado de prisão expedido contra o candidato da oposição, Edmundo González.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
A postura do governo brasileiro diante da crise no país vizinho, que já causou a morte de quase 30 manifestantes e prendeu cerca de 2 mil pessoas, entre menores de idade, foi o tema dos editoriais de opinião dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo desta quarta-feira, 4.
No texto “A covardia do Brasil na Venezuela”, o Estadão afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue “incapaz de condenar a ditadura do companheiro Maduro”. Para o jornal, o petista ofende, dessa maneira, todos que bravamente lutam pela democracia no país.
+ Ditador Maduro aumenta perseguição a jornalistas
A publicação lembra que o regime chavista está prestes de aprovar uma “Lei Contra o Fascismo”. Na prática, isso dará ao governo carta branca para prender quem quiser.
“As milícias informais conhecidas como “Coletivos”, a Gestapo chavista, intimidam famílias em suas casas e jornalistas nas redações”, destaca o Estadão. “O advogado da oposição foi sequestrado, e agora o regime ordenou a prisão do candidato da oposição, Edmundo González”.
O único “crime” do político, ressalta o texto, foi divulgar, “graças à insubordinação cívica de funcionários dos colégios eleitorais”, atas eleitorais que confirmam, segundo a apuração de diversos observadores independentes, sua vitória nas urnas, com dois terços dos votos.
“Chancelarias de vários países latino-americanos emitiram notas veementes de repúdio, mas o governo brasileiro continua a fazer cara de paisagem (…) diante da ação dos seus tiranos companheiros”, disse o editorial. “Democracias genuínas deveriam celebrar e apoiar a resistência do povo [venezuelano]. Já o Brasil, em nome das amizades de seu presidente, prefere ofendê-lo”.
Governo Lula precisa subir o tom contra Maduro
Em seu editorial de hoje, a Folha diz que “a diplomacia de Lula deve se aliar às de outros países e condenar reeleição farsesca de Maduro e a ordem de prisão de González”. Para o jornal, “já passa da hora de o Brasil posicionar-se com a devida firmeza contra a ditadura de Nicolás Maduro”.
A publicação afirma também que o recente “pleito de araque” foi apenas mais uma demonstração de abuso de poder e desrespeito aos princípios democráticos na Venezuela. “Com a descabida ordem de prisão expedida na segunda-feira 2 contra Edmundo González, adversário vitorioso de Maduro nas urnas, perdeu sentido de vez a orientação diplomática de Luiz Inácio Lula da Silva”, analisa a Folha.
De acordo com o jornal, somente uma “concertação internacional efetiva” contra o regime chavista pode pressioná-lo a se curvar à exigência popular de redemocratização.
“Ao Brasil cabem participar desse esforço, até agora refutado, e a adoção de providências dignas de um país que se coloca como defensor da democracia”, sugere o texto.
Leia também: “Maduro diz que só entrega poder a outro chavista“
Folha e estadão deveriam se preocupar com a ditadura de Moraes e não com a Venezuela. O mundo inteiro está de olho lá, o Brasil tem seus problemas pra resolver que já são bastante.
Estadão e Folha sempre souberam que o governo Lula apoiou e continua apoiando a ditadura venezuelana desde Chaves. Sabiam também, que Lula jamais atuaria a favr da democracia por lá, mesmo porque ele gostaria muito de fazer o mesmo por aqui. Ainda assim é bom que estejam cobrando agora, embora tenham contribuido com a volta de Lula ao poder. Pelo bem da Venezuela e da verdadeira democracia a gente aceita até a hiocrisia dos editoriais.
Me preocupa como serão as eleições por aqui em 26. A barbárie de 22 não pode se
repetir.
A coisa realmente deve estar feia, até o consórcio de vez em quando cai na real.
A covardia tem motivo a declaraçãoi ao mundo feita por Maduro que se cair Lula cai? o que o ditador assassino tem a dizer ao mundo de tão grave?
Piada pronta esses dois veículos jornalísticos cobrarem isso do governo do PT. Ajudaram a eleger esses incompetentes .
Essa velha mídia está acordando muito tarde. Já era, perderam manés…
Eu penso que a revista Oeste esta virando um puxadinho da Folha e do Estadão. Onde está a opinião de vocês? Assim eu vou assinar um desses jornais e vou deixá-los. Reflitam.
cúmplices