A interferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Petrobras e na Vale — que, neste último caso, culminou com a renúncia de José Duarte Penido, membro independente do Conselho de Administração da Vale — foi tema dos editoriais desta quinta-feira, 14, nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo.
+ Leia as últimas notícias de Imprensa no site da Revista Oeste.
Para o Estadão, a denúncia do Conselheiro “deixa claro o que até os office-boys da empresa já sabem: Lula exige a genuflexão do setor produtivo à sua vontade”.
Segundo o jornal, o objetivo da gestão Lula é “tomar de assalto” as grandes empresas brasileiras para bancar seus “projetos delirantes”.
+ ‘J. R. Guzzo: O maior feito de Lula é a destruição inédita do valor da Petrobras e da Vale‘
“O país ouviu do próprio Lula que seu objetivo é submeter as empresas ao pensamento do governo”, observou o editorial. “Para o presidente, as políticas sociais, e não o lucro, é que deveriam balizar os investimentos do mercado — aquele que, segundo o petista, ‘não tem pena das pessoas que passam fome’”, completou o texto.
A cobiça do governo Lula
Já a Folha escreveu que as investidas de Lula sobre a Vale, e também sobre a Petrobras, “explicitam o intervencionismo que resultou em desastres no passado recente”.
O veículo de comunicação explica que os dois gigantes têm duas coisas em comum: lideram setores centrais para investimentos e exportações do país e são alvo da “cobiça do governo Lula”.
Ao citar a carta de Penido, a Folha diz que há “sinais alarmantes de mandonismo governamental” nos rumos das duas companhias.
+ Conselheiro reclama de ‘nefasta influência política’ na Vale ao renunciar
O documento afirma que o processo sucessório no comando da mineradora “vem sendo conduzido de forma manipulada, não atende ao melhor interesse da empresa e sofre evidente e nefasta influência política”. O conselheiro se referia, especialmente, à recente busca do Planalto para instalar o ex-ministro Guido Mantega no cargo.
Na visão do jornal, até as frequentes críticas de Lula à gestão da ex-estatal são uma tentativa de intimidação. Esse tipo de pressão, segundo a Folha, espanta investidores. “E os mesmos movimentos obscuros de Brasília recaem sobre a Petrobras”, criticou.
+ Ações da Vale derretem no governo Lula
Na última semana, a petroleira anunciou a decisão de limitar ao mínimo obrigatório a distribuição de dividendos relativos a 2023, o que contrariou a diretoria da empresa. Para piorar a situação, vieram as costumeiras “declarações destrambelhadas” de Lula, como classificou a Folha.
Em entrevista ao SBT, o petista afirmou que a Petrobras não pode pensar apenas em seus acionistas, mas em “200 milhões de brasileiros que são donos dessa empresa”.
“A declaração só alimentou os temores de que o governo petista vá impor mais de sua agenda política e ideológica à gestão da estatal, como se nada tivesse aprendido com os escândalos de corrupção e prejuízos bilionários do passado recente”, escreveu a Folha de S.Paulo.
Esse desgoverno é uma tragédia brasileira.
Um pouco tarde para criticarem! Depois de todos os escândalos de corrupção desenfreada, era óbvio que Lula & cia fariam não apenas igual, mas em maior escala, visto que agora têm total garantia de impunidade. Todos nós pagaremos o preço pela omissão e acobertamento desses veículos de imprensa.
Ajudaram a eleger , agora, espero que ajudem a tirar do governo enquanto é tempo. Bando de cegos!
Acordem imprensa militante, vamos salvar o nosso país enquanto há tempo. Vcs só vão continuar a receber dinheiro público se as empresas privadas tiverem salvas das mãos desse governo corrupto, ou vcs acham que o estado produz alguma coisa pra sustentar vcs e o país? Acordem.
Só AGORA estes pilantras viram isto? Vá ver faltou o velho JABÁ digo o PIX.
Quando temos um individuo no comando, que conseguiu tudo que tem na vida, com corrupçao, enganos, subornos, parasitismos, sindicados e outras taticas socialistas comunistas, nao podemos esperar outro resultado. Venezuela com uma das maiores reservas de petroleo do mundo, esta na miseria e na completa derrota de um pais que ja foi prospero.
Que surpresa a Filha Lulopetista. Agora falta a Globo Lixo reconhecer a caca que fizeram apoiando candidato .
É no mínimo curioso que a “Folha” refira-se aos “escândalos de corrupção e prejuízos bilionários do passado recente”. Pois eu começava a imaginar que foi tudo grande erro judiciário diante de tantas condenações anuladas, delações tornadas sem efeito, acordos de leniência desfeitos com perdões de multas bilionárias. O jornal está tropeçando na própria falta de caráter.
ESTADAO E FOLHA DEVEM, TAMBEM ESTAR DESESPERADOS POR FALTA DE FIEIS/ASSINANTES EM SEUS JORNAIS PRA COMEÇAREM A CRITICAR SUA CRIATURA !
ESTADAO E FOLHA, ALGUNS POUCOS ELEITORES EXPLICITOS DE UM EX-PRESIDIARIO A PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESPERAVAM OQUE DE UMA CABEÇA DESTAS E DO SISTEMA QUE VIRIA POR TRAZ DELE?
Obscuro foi o apoio inconteste q esses dois jornais marrons deram para a eleição desse atraso de vida do Luladrão. Era óbvio q ele aplicaria essa visão esquerdista em tudo e todos. Agora q o ésseteéfe garantiu q corrupto jamais irá para a cadeia, a festa está feita. Eles vão se meter até na receita do pão da padaria Dona Deolla. É o PT quadrilha exercendo o mais puro comunismo como eles se orgulham de ser. Folha e Estadão são papéis q contribuíram com isso q está aí e muito em breve não mais escreverão tais editoriais, pois serão censurados pelo governo q eles ajudaram a colocar lá. Suas folhas já não servem nem para embrulhar peixe de feira.