Em dezembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional o chamado orçamento secreto, um sofisticado esquema de compra de apoio parlamentar. Na prática, porém, a decisão do STF não resistiu ao tempo.
No governo Lula (PT), o mecanismo ainda repassa recursos federais para Estados e municípios sem nenhum critério de distribuição nem transparência do dinheiro público. O assunto foi destaque na edição deste domingo, 2, no jornal O Estado de S. Paulo.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
“O orçamento secreto não apenas segue vivíssimo no governo do presidente Lula da Silva, como se converteu em valioso trunfo eleitoral neste ano de eleições”, denunciou o Estadão em seu editorial de opinião.
Segundo a publicação, além da subversão da decisão da mais alta instância do Poder Judiciário, o que é “uma aberração”, há fartas evidências de que o esquema veio para ficar.
No entanto, o jornal revela que, a rigor, “nem de moeda de troca o esquema pode mais ser chamado”. Isso porque “ainda que o governo federal abra as comportas por onde jorram as emendas parlamentares, isso não se reverte em apoio congressual minimamente confortável”.
‘Invertam-se as posições de Lula e Bolsonaro’
O Estadão recorda que Lula, então candidato à Presidência da República, referiu-se a Bolsonaro como um “bobo da corte” durante uma entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo. Lula se referia ao fato de Bolsonaro ser “um chefe de Estado sem poder”, pois era “refém do Congresso Nacional” e um presidente que “sequer cuidava do Orçamento”.
“Invertam-se as posições de Lula e Bolsonaro quase dois anos depois e o quadro segue rigorosamente inalterado”, analisou o jornal, que chamou o esquema comandado pelo petista de “orçamento secreto 2.0″ e “em tudo antidemocrático”.
já existiu comentários de que o Lula é um valete, um cabra mandado por uma máfia internacional. Lula é um joguete nas mãos de bandidos e ainda não percebeu, além de korno. Não sei se é possível tudo isto.]
E continuo afirmando, nada acontece. Já está ficando monótono….
Se você quiser encontrar uma raça mais astuta pelo bom senso, e se você estiver procurando dentro do Brasil, então você acabou de restringir sua área de pesquisa. No Brasil re-elegeram um Ladrão pela terceira vez como presidente do país, não existe absolutamente nada de astuto ou bom senso em aceitar um processo eleitoral manipulado e fraudado.
Comentário perfeito, nada a acrescentar.
Lula,janja,gleise pimenta etc.
Como deixamos acontecer isto?
É triste e revoltante,mas não para sempre.Nosso voto é fundamental.
Oeste continua dando ênfase à esse folhetin que fez o L . Estadão jornaleco de canalhas!
Não se pode ignorar o inimigo.
A Folha sempre fez o L e agora está correndo fora.
Tem que mostrar e tornar público, que até eles estão caindo fora.