Depois de uma longa carreira como executivo da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder, 64 anos, mudou de ramo: abriu uma padaria requintada em uma região nobre do Rio de Janeiro.
Schroder, nascido em Santo Ângelo (RS), chegou à emissora em 1982, como editor de telejornal na RBS TV, no Rio Grande do Sul, afiliada da emissora carioca.
Leia mais: “Globo faz teste com robôs para substituir equipes e preocupa funcionários”
Ao se transferir para o Rio, em 1984, ele passou por vários cargos, como diretor de produção do jornalismo, diretor de planejamento, diretor editorial e diretor da Central Globo de Jornalismo.
Durante 38 anos, foi um dos principais nomes no comando da emissora. Em 2013, Schroder se tornou diretor-geral da TV Globo, função que exerceu até 2019. Na ocasião, substituiu Otávio Florisbal.
Schroder permaneceu na emissora até 2021, quando ocupou o cargo de diretor de produção e criação de conteúdo.
Leia mais: “O prejuízo milionário da Globo”
Agora, longe do dia a dia do trabalho como executivo de um canal de TV, Schroder admite: consegue desfrutar da nova atividade com mais prazer. De acordo com ele, ser dono de uma padaria o deixa mais próximo das questões comuns do dia a dia.
“Aqui é minha terapia, um exercício antropológico”, disse Schroder, em entrevista à revista Veja. “A conversa diária é muito interessante.”
Ex-executivo na Globo tem empresa de consultoria, que terá escritórios no Rio e em São Paulo
Mas Carlos Henrique Schroder admite que não quer ficar restrito à produção de bolos, quindins e doces. Comandar a padaria, cujo nome é Absurda, é uma satisfação, conforme ressalta. Ele, no entanto, busca também retomar algo que tem a ver com jornalismo: a análise de questões socioeconômicas.
Como outra atividade, Schroder abriu uma empresa de consultoria voltada ao impacto da iniciativa privada na atividade pública, a Hands On. De acordo com ele, o negócio contará com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ele afirma que a experiência de décadas na Globo ajudará na condução desse novo trabalho.
Além de Schroder, a Hands On conta com outros três sócios: o advogado Leonardo de Campos Melo, a executiva de gestão em crise Marisa Cesar e a especialista em branding corporativo e pessoal Patricia Dalpra.