A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou nota para “repudiar” falhas na cobertura da Rede Globo do Carnaval 2024. Neste ano, a emissora convidou influenciadores digitais para fazer participações ao vivo durante os desfiles das escolas de samba.
+ Leia as últimas notícias de Imprensa no site da Revista Oeste
A entidade listou as falhas, com base em reclamações de telespectadores. “Erros na transmissão, entrevistadores despreparados e desinformados e falta de detalhes foram algumas das reclamações feitas nas redes sociais pelo público que acompanhou os desfiles das escolas de samba pela televisão aberta em rede comercial neste Carnaval de 2024”, disse a Fenaj, na nota.
A Folha de S.Paulo relatou que, durante a transmissão da Globo, internautas fizeram inúmeras críticas e ressaltaram a falta de informações básicas sobre as escolas de samba e atropelos na cobertura do Carnaval.
+ Deputados querem barrar recursos públicos à Vai-Vai
A federação afirmou ainda que, “ao abrir mão de repórteres, a emissora detentora do direito comercial de transmissão [TV Globo] deixou os espectadores sem informações cruciais sobre a festa” e que a valorização de jornalistas fortalece “não apenas a liberdade de imprensa, mas também a nossa compreensão mais profunda das complexidades culturais e sociais que moldam essa festividade tão emblemática”.
Leia na íntegra a nota da Fenaj com críticas à cobertura do Carnaval pela TV Globo
FENAJ repudia falhas na transmissão e destaca importância do Jornalismo na cobertura do Carnaval
Erros na transmissão, entrevistadores despreparados e desinformados e falta de detalhes foram algumas das reclamações feitas nas redes sociais pelo público que acompanhou os desfiles das escolas de samba pela televisão aberta em rede comercial neste Carnaval de 2024. Ao abrir mão de repórteres, a emissora detentora do direito comercial de transmissão deixou as/os espectadores sem informações cruciais sobre a festa.”
+ Jornalistas da GloboNews aparecem com trajes de Carnaval e são criticados
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e enfatiza a importância essencial do trabalho jornalístico na cobertura deste evento tão importante para a cultura nacional, pois os/as jornalistas trazem uma perspectiva histórica e social para o trabalho, enriquecendo a compreensão pública do Carnaval.
Além disso, destacam-se as questões sociais e políticas que permeiam essa celebração, proporcionando uma reflexão crítica sobre seu impacto na sociedade.”
Neste sentido, a FENAJ exorta o público a reconhecer o valor inestimável do jornalismo na promoção da informação precisa e na preservação da memória coletiva. Ao valorizarmos o trabalho das/dos jornalistas durante o Carnaval, fortalecemos não apenas a liberdade de imprensa, mas também a nossa compreensão mais profunda das complexidades culturais e sociais que moldam essa festividade tão emblemática.”
Brasília, 12 de fevereiro de 2024
Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)
A TV Globo não se manifestou sobre a crítica da Fenaj.
Quem ainda assisti canais do grupo Globo lixo não pode se queixar….
O SENHOR NAO DEVE NADA PARA A JUSTIÇA
FAZUÉLE PERDEU MANÉ
existe essa federeca? Não apareceu nos últimos 2 anos para falar sobre a cobertura política, e agora vem falar de carnaval? deviam ter ficado quietos, mortos não falam
Fenaj falando em liberdade de imprensa é piada pronta. Federação aparelhada e em fina sintonia com o PT, PSol e outros.
Não assisti, não assisto e não assistirei.
Essa briga entre FENAJ e Globo me fez lembrar do tema da Beija-Flor no carnaval de 1989: “ratos e urubus, larguem minha fantasia”.
Jornalismo ? Que Jornalismo ? Não existe mais isso no Brasil. São militantes tão desinformados como os Influencers. Lixo por Lixo, fique com o Lixo.
Gostei, apesar de não gostar de carnaval, muito menos na globosta.