Em editorial publicado na edição desta quarta-feira, 10, a Folha de S.Paulo critica o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por seus discursos no evento que marcou um ano do 8 de janeiro. Alguma politização na cerimônia era esperada, diz a Folha, mas os dois passaram dos limites.
+ Leia as últimas notícias de Imprensa no site da Revista Oeste.
Lula e Moraes defenderam a regulação das redes sociais, ou seja, aproveitaram a oportunidade para “impulsionar uma controversa pauta legislativa”. “Sem o comedimento que se espera de um magistrado, Alexandre de Moraes, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral, usou seu discurso para defender em termos hiperbólicos o endurecimento da regulamentação da internet”, afirma a Folha.
+ ‘Explorar politicamente o 8 de janeiro é igualmente desonesto’, diz Ciro Gomes
Lula também tratou do tema, “com retórica não menos inflamada”, lembra o jornal, citando trecho do discurso do petista: “Nossa democracia estará sob constante ameaça enquanto não formos firmes na regulação das redes sociais.”
‘Instituir um órgão regulador é flertar como arbítrio’, afirma a Folha
Para o jornal paulistano, embora seja possível alguma regulamentação sobre o tema, “a pretensão de impor maior tutela do Estado sobre o conteúdo publicado traz riscos para a liberdade de expressão, essencial à democracia”. “Imaginar, como se chegou a fazer, que algum órgão regulador vá decidir o que pode ou não ser veiculado é flertar com o arbítrio.”
+ Menos de 20% dos brasileiros acreditam que 8 de janeiro foi tentativa de golpe
A Folha lembra que, nas democracias, a liberdade de expressão é garantida a todos, e o autor de eventuais publicações ilegais é responsabilizado no Judiciário, por meio do devido processo legal. “Nos regimes democráticos, cabe apenas à Justiça punir os responsáveis pela divulgação de conteúdo julgado ilegal.”
O jornal conclui o editorial ao afirmar que “esse entendimento singelo contribuiu para frear, no ano passado, um projeto de lei apresentado como meio de combate a fake news”. “No texto, sintomaticamente, os políticos colocavam suas postagens a salvo das restrições propostas. Mesmo quem defende censura não quer ser censurado”, finaliza.
O folhetim é tão fofo! <3
PARAFRASEANDO O CANTOR DORIVAL CAYMI: É DOCE MORRER NO MAR !! EU DIGO: É DOCE ASSISTIR A IMPENSA ESQUERDALHA TOMANDO DE QUATRO !!!!
Essa foto do início merece uma legenda: “nós derrotamos o bolsonarismo”. Ou “perdeu, mané”.
Como é doce o sabor da vingança. A folha depois de toda palhaçada que fez durante mais de quatro anos vem dar uma de donzela arrependida. Ora, eles não apoiaram toda censura sofrida pelo Bolsonaro? Alexandre de Moraes sempre foi esse ditador, só que antes ele jogava do mesmo lado que o jornal, e agora o vento virou… Vou assistir de camarote.
EU TAMBEM !! ASSISTIR A FOICE DE SAO PAULO DESCOBRIR QUE FEZ PAPEL DE IDIOTA, O QUE É VERDADE, NAO TEM PREÇO. ISSO ESTA IGUAL SAPO NA AGUA FRIA, COM O FOGO LIGADO. ESTÁO COMEÇANDO A DESCOBRIR QUE SERÃO COZIDOS. QUE LINDO !!!
Vou contar uma novidade: A rede já está totalmente controlada, basta ver a quantidade de canais de direita que estão bloqueados pela Justiça e plataformas, o que eles agora querem e os idiotas da mídia de esquerda não perceberam é também controlar e calar eles também, será que eu estou sonhando ou os caras são mesmos imbecis que ainda não perceberam a arapuca que os estão enfiando.
Ora, ora !! A folha foice preocupada com a censura que estão planejando, para calar a boca e oprimir a liberdade de expressão ??
Vocês do consórcio da imprensa marrom e podre, são os responsáveis pelas consequências que hoje vivemos nas garras desse desgoverno ilegítimo que está amordaçando e massacrando o país e a população.
Vocês e os seus pares do consórcio de imprensa suja, fizeram tudo e mais o impossível para colocar o atual inquilino no planalto.
Agora querem se mostrar e parecer inocentinhos e surpresos com o que está acontecendo e que em breve virá coisa pior desse desgoverno.
Não se esqueçam que vocês do consórcio serão os primeiros a experimentar o veneno da serpente da censura e talvez tenham que fechar as portas, bem antes do que imaginam, seus arrogantes cínicos !!!
Não tenho nenhum arrependimento de há mais de 30 anos, não ler uma única linha de notícia da folha foice.
Pra que serve a Folha
Pra que dar voz a papel higiênico
Jornal esquizofrênico. Se estamos flertando com o caos total no país é culpa desse folhetim de quinta que fez uma campanha acirrada pra eleger o ladrão
A Folha foi um dos principais responsáveis por toda essa cachorrada que acontece no Brasil hoje. Ademais, durante toda a campanha do ex-presidiário foi dito que os meios de comunicação seriam censurados. Vai dizer que não sabiam?
Gostaria de saber se esse tal de Alckmin tem Coragem de andar pelas ruas de São Paulo, Obs. Nessa foto ele tá Quase BABANDO
Bela foto.
O capeta vendo-a, faz o sinal da cruz e cai fora
Que cena patética esta da primeira foto. Não há NADA ali que preste ou valha alguma coisa.
Uma fala de um renomado jornalista diz: tudo que existe de nocivo na rede já existe lei é só aplicar já esses “regulação”: é, censura. Não vejo nenhuma ligação com o 08/01 com ” instrumentação das redes _ é uma coisa descabida que o algoz da democracia tá dizendo. Esse ministro já deveria bem antes ter sofrido impeachment. Se o tivesse às perseguida aos brasileiros no episódio do 08/01 não teria acontecido. Pois lembrei foi ele que fala que o Presidente ligou pra ele que começou TDS às arbitrariedade que já resultou na morte do Cleriston
Uma fala de um renomado jornalista diz: tudo que existe de nocivo na rede já existe lei é só aplicar já esses “regulação”: é, censura. Não vejo nenhuma ligação com o 08/01 com ” instrumentação das redes _ é uma coisa descabida que o algoz da democracia tá dizendo. Esse ministro já deveria bem antes ter sofrido impeachment. Se o tivesse às perseguida aos brasileiros no episódio do 08/01 não teria acontecido. Pois lembrei foi ele que fala que o Presidente ligou pra ele que começou TDS às arbitrariedade que já resultou na morte do Cleriston
Os discursos de anos é de embrulhar o estômago é pensaa que tornaram o Bolsonaro inelegível por “suposto abuso de poder” coisa que nunca houve ja nesse evento é discurso de ambas é o cristalino absuso de poder.
É tudo jogo de cena, assim como a Globo a Folha também aposta na censura das redes sociais, de forma que eles possam impor seu pensamento politico sem oposição.
Nao sei o que é mais repugnante. A simples mençao da folha ou a foto. Para ficar mais repugnante do que isso somente se a amante e a alpinista de presidio estivessem no grupinho.
Opa, a folha? Não apoiaram esses trastes , fazem o L agora, vai levar o país ao caos