Dois dos maiores jornais do Brasil trouxeram as falas antissemitas de Lula (PT) como temas dos seus editoriais nesta terça-feira, 20. No domingo 18, o presidente comparou as ações de Israel na guerra contra os terroristas do Hamas ao Holocausto. Para O Estado de S. Paulo, “ou Lula é profundamente ignorante ou está de má-fé”. Já a Folha de S.Paulo ressaltou que “a plena ignorância sobre a história não deveria estar no repertório de um chefe de Estado”.
+ Leia mais notícias de Política no site da Revista Oeste
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico”, pontuou o petista, durante entrevista, em visita à Etiópia. “Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus. Na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio”, concluiu o presidente.
A fala teve uma repercussão internacional imediata e intensificou a crise diplomática entre Brasil e Israel.
Para o Estadão, Lula criou “um dia infame na história da diplomacia brasileira”. “Nem os mais ferozes inimigos de Israel ousaram ir tão longe nas críticas à campanha militar conduzida pelos israelenses na Faixa de Gaza”, constatou o texto, assegurando que o petista cometeu um “vandalismo diplomático”.
+ Pedido de impeachment de Lula ultrapassa 90 assinaturas
Na visao do jornal, ao afirmar que a guerra de Israel contra os terroristas do Hamas se assemelha ao Holocausto, Lula “vandalizou a História, a memória das vítimas da indústria da morte nazista e os interesses do Brasil”.
“A hipótese da ignorância de Lula é remota”, avaliou o Estadão. “Custa acreditar que ele desconheça a natureza e a singularidade do Holocausto, talvez a maior tragédia humana do século 20. Por isso, a hipótese da má-fé é a mais plausível”.
O editorial frisa ainda que o presidente brasileiro é tão fiel ao discurso “esquerdista raivoso” contra o Ocidente, que sempre dá um jeito de deslegitimar Israel. “Lula alinhou o Brasil ao Hamas, um movimento que defende a eliminação física dos judeus – em outras palavras, o genocídio.”
+ Israel declara que Lula é persona non grata no país
O que diz a Folha de S.Paulo
Em seu editorial, a Folha de S.Paulo diz que “não há como saber se Luiz Inácio Lula da Silva mediu as consequências de suas declarações desvairadas sobre a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza ou se sucumbiu ao improviso presunçoso; mas as duas hipóteses são péssimas”.
O jornal observou também o “flagrante contraste” do discurso Lula, que, na mesma viagem, tratou com “cautela reverente” a morte de Alexei Navalni, opositor do regime russo.
“Ali não se viu em Lula um vestígio de questionamento à degradação da democracia sob Vladimir Putin, seu colega de Brics”, notou o veículo de comunicação, ao reagir ao cenário que classificou como “turbulência diplomática”.
PIX para o GRUPO GLOBO não bateu ainda! GLOBOSTA, a mentira só se vê ali!
Não é má fé ou ignorância….Ele sabe muito bem o que está fazendo e quem está apoiando.
Ele veio para se vingar e está conseguindo.
Vivemos tempos difíceis… Brasil é uma vergonha mundial.
Meu apoio a Israel.
Reportagens do estadinho e folhinha!? Too little, too late mas está valendo! Eles mesmos se destruirão!
Repito: vocês não prestaram atenção a visita do Lula a Etiópia, um pais de negros, onde negros perseguem engros cristãos, mulheres e gays. E ele enviará recursos para combater o racismo lá enquanto aqui necessitamos de mais recursos para combater a pobreza?
Esse sujeito, sem dúvida, é ignorante presunçoso. Mas agora agiu de má-fé.
Lula cometeu um crime de responsabilidade.
Lula governa com sangue nos olhos, para vingar-se do tempo em que ficou preso.
Vai atacar a tudo e a todos.
Seus carrascos serão exemplarmente punidos.
Até quando, a sociedade organizada assistirá tudo isso, sem manifestar-se?
Todos tem medo de represálias?
O silêncio é assutador
Sergio, bem isso mm, tenho a mm visão. O unico proposito dele e vingança, está nítido
Agora, tem muitos q estão se beneficiando disso, por isso nao tem interesse , e se calam !
Lula não é chefe de estado, é chefe de quadrilha, e representa a parcela podre da sociedade, suas atitudes e manifestações refletem exatamente o que ele é, um sujeito ignorante, desonesto, preconceituoso e arrogante. O congresso tem a obrigação de extirpa-lo do cargo que ocupa indevidamente por força de golpe do judiciário.
Lula sendo Lula
Ainda que tarde e falsa, a opinião desse jornaleco também erra o endereço ao atribuir exclusivamente ao carniça ignorância e má fé , deveria primeiro passar pelo tribunal que tramou a eleição desse pilantra, já que o verme não é pessoa grata no Brasil e em qualquer parte do mundo.
“ DISCUTIR COM PETISTA É COMO JOGAR XADREZ COM POMBO.ELE VAI DERRUBAR AS PEÇAS,CAGAR NO TABULEIRO E SAIR DE PEITO ESTUFADO CANTANDO VITÓRIA” Lobão; melhor que isso só desenhando!
Excelente