A Globo denunciou a empresa Dialethos por oferecer profissionais da emissora para eventos — sem a autorização dos contratados nem da emissora.
No site da Dialethos, eram oferecidos eventos com as participações de Sandra Annenberg, Ana Paula Araújo, Heraldo Pereira, Nelson Araújo e vários outros âncoras.
Além de palestras, a Dialethos oferecia a participação de profissionais da emissora em talk shows corporativos, funções de mestres de cerimônia e até presença VIP em eventos.
Leia também: “Record TV acaba com área de Esporte e muda modelo de gestão”
De acordo com a Globo, muitos dos profissionais citados no site não sabiam que estavam sendo expostos pela empresa. A emissora tomou conhecimento do assunto recentemente.
“A Globo informa que os jornalistas listados na reportagem associados à empresa agenciadora de palestras nunca autorizaram o uso de seus nomes no catálogo da empresa e nunca se beneficiaram disso”, informou a Comunicação da Globo, em nota enviada ao portal Notícias da TV.
Empresa vende evento com Glória Maria
A participação de jornalistas em eventos corporativos não é proibida pela Globo, desde que não haja vinculação a empresas nem transmissão por TV ou streaming. A intenção é manter a isenção do profissional e respeitar o direito de imagem da emissora.
Leia também: “China liga a 1ª turbina eólica do mundo de 16 megawatts”
Contudo, a empresa Palestras de Sucesso oferece, entre outras personalidades, a apresentadora Glória Maria com o produto “Gloria Maria (in memoriam)”.
O texto que oferece a “participação” diz que Glória “consegue abordar temas pesados, de um jeito leve, por mais sérios que sejam”, e que ela é “um fenômeno no mundo das palestras”.
Desde 2011, a Globo disponibiliza para os profissionais da casa um documento chamado Princípios Editoriais do Grupo Globo, que orienta a conduta de jornalistas.
Está de acordo com o script pois falcatrua por falcatrua a globo joga pelo empate
Se quem rouba de ladrão tem cem anos de perdão, que engana enganadores tem mil anos de perdão.