Depois de quatro anos de ausência, os icônicos personagens Chaves e Chapolin, de Roberto Bolaños, voltam à TV brasileira e mundial. A notícia foi confirmada por meio de anúncios oficiais da TelevisaUnivision, responsável pela transmissão dos episódios a partir de setembro de 2024.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
A briga pelos direitos de exibição, que começou em 2020, impediu que as séries fossem transmitidas mundialmente, inclusive no Brasil.
A disputa envolvia o Grupo Chespirito, dono dos personagens, e a Televisa, detentora das fitas dos episódios. O impasse forçou a retirada de toda a obra de Bolaños da televisão e do streaming.
O retorno de Chaves ao Brasil
No Brasil, o seriado deve voltar a ser exibido em sua programação no mês de outubro depois de uma renovação de contrato.
Além do SBT e de sua plataforma de streaming, +SBT, também há a expectativa de retorno no canal a cabo Multishow, do Grupo Globo, e do serviço de streaming Prime Video, da Amazon.
Florinda Meza, viúva de Bolaños, celebrou o retorno nas redes sociais, agradecendo o apoio dos fãs, que nunca deixaram de pedir pela volta das séries: “Conseguimos! Os programas estão de volta. Vamos passo a passo, mas graças ao seu amor e aos seus pedidos, juntos tornamos isso realidade”.
Para matar a saudade do seriado
Embora o seriado clássico ainda não esteja disponível, é possível assistir à sua versão animada. Chaves em Desenho Animado estreou em 2006 e chegou ao Brasil no ano seguinte, sendo exibido no SBT, Cartoon Network, Boomerang e Band.
Hoje, Chaves Animado está disponível no Amazon Prime Video. Em sua primeira temporada, a animação conta com histórias adaptadas da série original; já da segunda temporada em diante, traz roteiros inéditos para toda a turma.