A Heinz, famosa marca de molhos, precisou se desculpar duas vezes por veicular campanhas publicitárias que foram consideradas racistas no exterior. Uma delas mostra um homem negro com a boca toda suja de ketchup e dando uma risada sinistra em referência ao personagem Coringa, que ganhou um filme recentemente.
A outra mostra jovens recém-casados ao lado dos pais do noivo, brancos, e a mãe da noiva, negra, sem a companhia de um marido.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
O anúncio dos noivos foi criada pela VML e promove molhos em tamanho família no Reino Unido. O anúncio da Heinz foi espalhado pelo metrô de Londres, mas recebeu críticas por perpetuar a imagem de que pessoas negras têm pais ausentes.
“Acredite ou não, mulheres negras também têm pais”, escreveu o jornalista Nels Abbey, do jornal The Guardian, em sua conta no X. Ele é escritor do livro Think Like a White Man (Pense como um Homem Branco).
Heinz pede desculpas por ‘perpetuar estereótipos negativos’
A Heinz compreendeu a origem das críticas e pediu perdão publicamente. “Entendemos como esse anúncio pode ter perpetuado estereótipos negativos de forma não intencional. Oferecemos nossas mais profundas desculpas e continuaremos a ouvir, aprender e melhorar para evitar que isso aconteça novamente”, afirmou a empresa.
O outro comercial a gerar polêmica é da agência Gut para o Halloween. Em referência ao lançamento do filme Coringa: Delírio a Dois, com Joaquin Phoenix e Lady Gaga, um homem negro aparece com a boca toda suja de ketchup, fazendo uma alusão à boca de um palhaço.
A imagem aparece acompanhada da frase “It Ha-Ha-Ha-Has to be Heinz”, em um jogo de palavras para imitar uma risada e dizer “Tem que ser Heinz”. A campanha foi veiculada em países como Alemanha, Espanha, França, Itália, Países Baixos e Reino Unido.
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste
Somente mais uma jogada marqueteira ridícula e ambígua que deu errado. Algum estagiário retardado e viajante na maionese de Yale, Harvard ou USP, convenceu alguém woke da Heinz.
Mais uma marca para amargar nas prateleiras dos supermercados.
eu achei extremamente ofensivo e desrespeitoso! adorei!
Não tem de pedir desculpas. Não há nada de racismo em nenhum dos comerciais. Povo woke chato do c4r4lho.
Muito mimimi….