Dez anos depois da morte de José Wilker (1944-2014), as filhas do artista doaram um acervo com cerca de 18 mil itens ao Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro para pesquisa. As duas herdeiras, Mariana e Isabel Wilker, reuniram um catálogo artístico cheio de história para que o museu possa estudar e catalogar.
De acordo com o portal do MIS, a ideia é que será possível realizar consultas e pesquisas sobre o acervo do ex-ator da Globo até o fim de 2024.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
“O MIS está em festa pela cultura brasileira. A filha do ator José Wilker, Mariana Vielmond, assinou o termo de Doação de Bens Patrimoniais. O documento concede ao MIS RJ a salvaguarda de itens que pertenceram a um dos mais importantes personagens da dramaturgia nacional”, afirmou a página do museu no Instagram.
“A satisfação por receber essa doação é imensa. Ela permitirá que o rico acervo de José Wilker fique acessível a pesquisadores e admiradores da arte brasileira. O ator tem uma história que jamais será esquecida e que se tornou uma herança para a cultura nacional”, comemorou Cesar Miranda.
Livros, DVDs e CDs de José Wilker foram doados para o MIS
O contrato oficializa a doação de aproximadamente 18 mil itens entre livros, DVDs e CDs que pertenciam ao ator e agora farão parte da coleção Na Cabeça do Zé — O Acervo de José Wilker. As herdeiras do ator doaram cerca de 8 mil livros, mais de 4 mil DVDs e 5 mil CDs.
“É um tema que vai gerar uma enorme procura, pela importância de José Wilker para a arte nacional e mundial, e também pelo conteúdo em si, que é extremamente rico”, disse Cesar Miranda.
O último trabalho de José Wilker antes de morrer foi em Amor à Vida (2013), novela da TV Globo, como o médico Herbert Marques. O personagem fazia parte do núcleo de Ordália (Eliane Giardini) e Gina (Carolina Kasting).
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste
Em outras famílias seria ao contrário, brigas intermináveis nos tribunais, troca de acusações, inimizade para no final passar esses bens herdados de brigas que não valeram apenas entre os herdeiros, que certamente passará essa maldição para os próximos herdeiros é a corrente da miserabilidade. As herdeiras os sinceros agradecimentos de toda a sociedade por essa doação, onde seu pai será lembrado na eternidade.