Em editorial publicado nesta quarta-feira, 30, o jornal O Estado de S. Paulo criticou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de anular as condenações do ex-ministro da Casa Civil do governo Lula José Dirceu. O Estadão classificou a medida desta terça-feira, 29, como “festim da impunidade”.
“Os ‘editores de um país inteiro’, como disse o ministro Dias Toffoli a propósito do Supremo Tribunal Federal (STF), não descansam em seu propósito de reescrever a história do Brasil”, escreveu o jornal.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Para sustentar a tese da impunidade, o Estadão lembra dos conluios do petista Dirceu, a quem chamou de “face mais notória da era de corrupção lulopetista”. Pelo Mensalão e pelo Petrolão, José Dirceu teve penas que, somadas, superaram os 30 anos de prisão.
Muito além da primeira instância de Sergio Moro, Dirceu teve suas condenações confirmadas por duas instâncias, que reconheceram provas documentais dos crimes.
No Mensalão, ele pegou dez anos de prisão; no Petrolão, ele foi condenado a 23 anos de prisão, em condenações confirmadas por duas instâncias. Elas reconheceram as robustas provas documentais dos crimes.
Dirceu, ‘guerreiro do povo brasileiro’
No texto, o jornal brinca com o apelido de José Dirceu, “guerreiro do povo brasileiro”, e o estende aos envolvidos nos escândalos de corrupção.
“A tese do ‘conluio’ contra ‘guerreiros do povo brasileiro’, como Dirceu e seus amigos empreiteiros, é tão abstrata que atinge até processos que nada têm a ver com 13.ª Vara Federal de Curitiba”, afirmou. “Como os acordos de leniência firmados entre a J&F e o Ministério Público Federal.”
Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste
Na crítica, o Estadão entende que Sergio Moro pode ser suspeito nos processos de Luiz Inácio Lula da Silva, mas sugere que “não se corrige um erro com outro”. A Procuradoria-Geral da República (PGR), em abril, deu parecer contrário ao pedido da defesa de Dirceu. Este mesmo pedido foi atendido por Gilmar Mendes.
“Certa vez, num dos muitos convescotes promovidos por lobistas mundo afora, uma mulher perguntou a Gilmar Mendes se ‘o crime no Brasil compensa'”, escreve o jornal na conclusão do texto. “Visivelmente constrangido, o ministro respondeu: ‘Não sei’. A resposta que está sendo exarada pela Corte agora é bem mais assertiva.”
Leia mais: “Nas asas da corrupção”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 239 da Revista Oeste
AH, ESTADÃO , PÁRA !!! NAO FORAM UM DIS MUITOS QUE FIZERAM DE TUDO PARA A QUADRILHA SE REINSTALAR NO PODER, E AGORA VEM COM ESSA DE MADALENA ARREPENDIDA ?? VCS ACHARAM, O QUÊ, QUE AS QUADRILHAS NAO IAM SE UNIR, PRA QUE NINGUÉM SOLTASSE A MÃO DE NINGUÉM?? LA , SOMENTE OS LIRA LATAS SAO CONDENADOS COM PENAS ABSURDAS; OS COM PEDIGREES ESCAPAM DOS PROCESSOS ,LIVRES, LEVES E SOLTOS; PRA ROUBAR MAIS, E DAI, PAGANDO OS FAVORES COM AS MALAS BEM GRANDES.
A nossa Suprema Corte é uma vergonha, apoiam a bandidagem dos corruptos e ainda participam de convescotes patrocinados por empresários envolvidos. Perderam totalmente a decência.
A Instituição está desmoralizada por esses ministros descarados.
Confirma-se cada vez mais que o Brasil tem na atual composição do STF a pior de história. Não dá para ficar calado diante do apadrinhamento assumido dos corruptos..
Com esse escárnio que está acontecendo aqui, você não consegue mais discernir o certo do errado e o errado do certo.
O que dá para entender bem, é que novamente a sociedade leva um tapa na cara e é considerada idiota, que só tem um direito neste país: pagar muito imposto para manter a corrupção e a roubalheira, abastecidas com o dinheiro público.
E segue o baile…..
O STF a serviço da corrupção é o que podemos concluir, pois apesar de todas as provas documentais, condenação em instâncias superiores , a negação da PGR, o Ministro deleta tudo isso …..
O inocente vai se candidatar logrará êxito,vem aí mais uma conta para nós contribuintes pagarmos,vem aí ação por danos “morais” e ja sabemos o resultado. “Que país é esse “…?
Trata-se de um supremo b4ndido e corrupto sob todos os aspectos. Pobre Brasil e povo brasileiro. Não merecem isto.
DESCULPA, TOTONHO, MAS O BRASILZÃO MERECE, SIM. TODOS ESSES LADROES SO ESTÃO LA PORQUE NÓS, OS COMPONENTES DESSE BRASILZÃO VOTOU NELES. AGORA EMOS QUE AGUENTAR A DESGRAÇA.