A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, chegou ao fim de 2024 com uma marca constrangedora para quem se dispôs a atuar como plenipotenciária influenciadora digital do governo e conselheira universal do marido e de seus ministros. É o que afirma o jornal O Estado de S.Paulo em editorial publicado neste domingo, 5.
Desde as primeiras semanas do atual mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Janja perdeu quase metade da sua popularidade, segundo pesquisa Genial/Quaest.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
“Eis um bom recado para quem passou os dois primeiros anos de governo convicta não apenas de que seria capaz de influenciar o presidente, como também afetar a vida dos brasileiros – uma tarefa para a qual evidentemente não foi eleita”, diz o jornal.
Segundo divulgado em dezembro pela Quaest, 22% dos eleitores têm uma opinião positiva sobre Janja, índice que chegava a notáveis 41% em fevereiro de 2023. Por outro lado, 28% a avaliam negativamente, patamar que há quase dois anos estava em 19%. Outros 30% a veem como regular (eram 22% em fevereiro de 2023).
Ainda que a espiral de Janja seja descendente desde o início do governo, o histórico da pesquisa mostra uma inversão de cenário no último ano: em dezembro de 2023, a primeira-dama ainda tinha mais admiradores do que críticos; um ano depois, a curva se inverteu. Janja chega a ter avaliação pessoal pior do que a avaliação do governo como um todo.
Ao participar da campanha eleitoral e ao subir a rampa ao lado do presidente, Janja emergiu como um ativo político de um Lula redivivo depois dos anos de prisão, diz o Estadão.
“Com a autoestima decorrente do triunfo eleitoral do marido, as convicções de quem pretendia ‘ressignificar o conteúdo do que é ser uma primeira-dama’ e a disposição para se mostrar independente, Janja resolveu agir”, afirma a publicação.
“Seus tentáculos avançam sobre a comunicação digital do governo e a intromissão frequente em assuntos de Estado com cobranças públicas (e privadas) a ministros”, acrescenta. “E é assim que se envolve em sucessivas polêmicas (como a última, na qual, durante reunião do G20, ofendeu gratuitamente o empresário Elon Musk) e tem opinião assertiva sobre quase tudo o que diz respeito ao governo.”
Leia também: “Janja publica retrospectiva de 2024: ‘Ano de muito trabalho'”
Janja interfere em comunicação da Presidência
Segundo o jornal, são frequentes os relatos de que sistematicamente interfere nas mensagens da Secretaria de Comunicação da Presidência e, não raro, faz o papel de estrategista e câmera do presidente nas redes sociais.
“A cascata irrigando um vinco que forma um caminho até um pequeno lago e as carpas coloridas que nadam em água cristalina com seixos no fundo tornaram-se ainda mais polêmicas porque foram mostradas ao distinto público em pleno debate do pacote de revisão de gastos do governo”, avalia o texto.
“Quem age como personagem política passa a ser avaliada também como tal”, continua. “Se Lula deseja mantê-la como ativo político, e se Janja pretende seguir ‘ressignificando’ o papel de primeira-dama, a curva negativa de sua popularidade serve de alerta e aprendizado – se não para fazê-la voltar à tradição discreta da maioria das antecessoras, que pelo menos sirva para calibrar suas aparições e seus atos.”
Essa é a 1ª dama da Zona. Rapariga deslumbrada e gastadeira! Uma desnecessária, mas perfeita para o Luladrão!
A avaliação de 22% positiva da ESBANJA traduz com clareza o quanto o povo brasileiro precisa ainda remar para adquirir um nível razoável de educação e cultura.
Nunca teve. So mentiras. Ate quando vamos aguentar essa quadrilha de malfeitores. Essa mulher é o horror.
Típica de quem saiu do prostíbulo mas o prostíbulo não saiu dela.
Quanto mais este traste despencar no conceito da população, melhor para o Brasil que presta.
Ela iria “ressignifcar” o papel da primeira-dama. Mas com suas intromissões em assuntos políticos e administrativos, que não lhe competiam, iniciou a sua queda livra. Queda acelerada pela sua incontinência ao luxo, à gastança e desejo de aparecer, ela precisa de um meio para sobreviver. E para não se espatifar no chão com seu perfil vulgar, picaresco e fútil ela precisará acionar um paraquedas urgentemente (colocar-se no seu devido lugar de biquinho calado).
O casal se merece o nível é o mesmo.
Janja é uma deslumbrada gastadora do dinheiro dos pagadores de impostos, sem carisma e classe, quando se aventura a dar entrevista derrapa feio na língua portuguesa. Um desastre total . Quer aparecer a qq custo. A pior primeira dama de todos os tempos, uma inútil.
Que ela seja brega, vulgar já se esperava, mas o que é grotesco é seu desprezo ao País, viajando com agenda fechada por países turísticos só curtindo como uma deslumbrada e sem justificar a necessidade de suas viagens nem de seus bando de aspones. Num episódio lamentável, apareceu, de forma bem juvenil, dizendo que “sairia dançando” pela Índia, enquanto o Sul do País enfrentava sua maior tragédia da história. Esse pessoal cada mais mostra despreparo e que foram ali colocados por forças estranhas que “descondenaram” três instâncias…
Vai querer o que? Pra fica ao lado 24h desse bebum de rabo de galo tem q ser uma mediocre
Vocês são ridículos kkkkkkkk Janja afeta Lula igual a micheque resolveu pro Bozo fazendo campanha, lembram….ela é a ligação com os evangélicos e é respeitada, vai trazer votos kkkkkkkkkkkkkkkk
Vcs ficam procurando pelo em ovo kkkkkkkk
Todo esse estardalhaço pq já sabem que ninguém derruba o velhinho em 26
Doente. Vc é doente. Um ladrao e uma inominavel . Vai se tratar i….
O Léo KKK é igual gente que morre: ele não sabe que morreu mas quem sofre são os outros, o Léo kkk é burro mas não sabe que é burro, nós é que sofremos com a burrice dele.
Galinha velha dá bom caldo e o homem é chegado à fruta e a um pirão … cuidado com uma indugestão !!!
Esbanja em tudo menos no carisma,..é uma “Se achante” ignorante que tem perfil para ditadora… nunca será uma Michelle e, lembre-se que a história mostra como outra que se achava deusa acabou : Maria Antonieta…
… não estaia mais para uma madame Pompadour ??? ou quiçá pruma Imelda Marcos a dançar na boquinha da garrafa ???
O que afeta Lula é sua pecha que todos, no Brasil e no mundo, conhecem. A mesma que o levou para a cadeia. Janja é uma aproveitadora e, considerando sua real profissão, sua conduta não causa surpresa alguma.
Ela têm o mesmo nível que o molusco 🦑, ou seja: baixo nível 🤬🤮
Penso ser uma figura “pobre”! Sem nada de bom a oferecer ao povo! Política mente: inútil!!!
Penso ser uma figura “pobre”! Sem nada de bom a oferecer ao povo! Política mente: inútil!!!
Muita coisa roda nas redes e eu não gosto de compartilhar ou comentar. No entanto, o que mais choca é que tratam o Lula como Korno. Sabe-se que ele era infiel com as duas primeiras esposas e agora deve estar recebendo de volta o que fez de errado. Enfim, o atual governo é um fracasso na ordem moral e ética, sem falar noa sua associação a ditadura da toga, gostanto de ditadores e terroristas.