O jornal The New York Times publicou, neste sábado, 2, um editorial que incentiva os eleitores norte-americanos a votarem contra Donald Trump nas eleições presidenciais que ocorrerão na terça-feira 5.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
O veículo de imprensa, que já tinha manifestado apoio à candidata democrata Kamala Harris no final de setembro, divulgou um breve texto intitulado “Vote para acabar com a era Trump”. Curiosamente, Kamala Harris não é mencionada no texto, que aparece em destaque na página inicial do NYT.
Ao abordar as críticas contra Trump, o New York Times fornece links para artigos que detalham suas alegações, incluindo reportagens que explicam o comportamento do ex-presidente, apontado como inadequado para liderar a nação. O editorial destaca que Trump “não é apto para liderar” e “tentou subverter uma eleição”, além de considerá-lo uma ameaça à democracia.
Segundo o jornal, o ex-presidente participou da decisão da Suprema Corte em junho de 2022. Essa decisão derrubou o direito ao aborto no caso “Roe contra Wade” e trouxe mudanças profundas para os direitos reprodutivos nos Estados Unidos.
Jornal afirma que Donald Trump “mente sem limites”
O NYT também critica a postura de Trump. Afirma que ele “mente sem limites” e que, caso retorne ao poder, perseguirá adversários políticos. O jornal acrescenta que ele promoverá políticas prejudiciais aos cidadãos de baixa e média renda e causará danos ao meio ambiente.Ao final do editorial, o jornal apela aos eleitores.
“Os norte-americanos devem exigir melhor”, diz o NYT no editorial. “Vote.”
A posição editorial do NYT entra em contraste com a de outro importante jornal norte-americano, o Washington Post. Recentemente, o veículo de comunicação, que tradicionalmente apoiava candidatos democratas em eleições presidenciais, anunciou que não endossaria mais candidatos à presidência.
Essa decisão provocou uma reação considerável, e levou o jornal a perder mais de 200 mil assinantes, conforme dados da agência Associated Press.
Leia o editoral na íntegra
Você já conhece Donald Trump. Ele não é apto para liderar. Observe-o. Ouça aqueles que o conhecem melhor. Ele tentou subverter uma eleição e continua sendo uma ameaça à democracia. Ele ajudou a derrubar Roe contra Wade, com consequências terríveis.
A corrupção e a ilegalidade do Sr. Trump vão além das eleições: é todo o seu ethos. Ele mente sem limites. Se for reeleito, o Partido Republicano não o conterá.
O Sr. Trump usará o governo para perseguir oponentes. Ele buscará uma política cruel de deportações em massa. Ele causará estragos para os pobres, para a classe média e para os empregadores.
Um outro mandato de Trump prejudicará o clima, destruirá alianças e fortalecerá autocratas. Os norte-americanos devem exigir melhor. Vote.
Parece ficção política, mas não é. Esse “vale tudo” da esquerda é uma vergonha.
A única serventia desse jornaleco petralha made in USA vai ser para higienização das nádegas derrotadas pelas inúmeras camadas de votos de Donald Trump.
Sim, a destrambelhada Harris tem.
Desespero?…
A versão da Globolixo nos EUA.