O jornalista Luan Araújo foi condenado a oito meses de detenção, convertidos em prestação de serviços comunitários, por difamação contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP). A decisão proferida nesta quinta-feira, 6, é de primeira instância.
O caso ocorreu à véspera das eleições de outubro de 2022. Zambelli e Araújo discutiram em uma rua do bairro Jardins, em São Paulo, onde a deputada sacou e apontou uma arma de fogo ao homem.
Posteriormente, o jornalista fez uma publicação em sua coluna no site Diário do Centro do Mundo. No entendimento do juiz Fabrício Reali Zia, o texto continha trecho difamatório (leia abaixo) a respeito de Zambelli, que ultrapassou o limite da crítica.
A decisão não tem relação com a perseguição com a arma, já que a deputada responde processo no Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
“Zambelli, que diz estar com problemas, na verdade, está na crista da onda”, escreve o jornalista no trecho pelo qual foi condenado. “Continua no partido pelo qual foi eleita, segue com uma seita de doentes de extrema direita que a seguem incondicionalmente e segue cometendo atrocidades atrás de atrocidades.”
A defesa do jornalista disse ao portal g1 que irá recorrer da decisão em segunda instância e que dará entrada a pedido no STF por violação à liberdade de imprensa. Ele também foi acusado de injúria, da qual foi absolvido.
Jornalista Luiz Araújo processa Carla Zambelli
A deputada federal responde processo movido pelo jornalista Luiz Araújo por causa da perseguição com arma de fogo. Por prerrogativa de função, o documento corre no STF.
Nas 24 horas antes e 24 horas depois da votação, o transporte de armas e munição é proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todo o território brasileiro. Até mesmo colecionadores, atiradores e caçadores, os chamados CACs, estão sujeitos à medida.
Leia também: “Xuxa perde processo por danos morais e vai ter de pagar mais de R$ 30 mil a Carla Zambelli”, notícia publicada no site de Oeste
À época, Carla Zambelli afirmou que a resolução é ilegal e que “ordens ilegais não se cumprem”.
Força Zambelli foi agredida por um esquerdopata!
Total apoio à deputada Zambelli. Ela representa hoje em dia mais de 50% da população. Esse (des)governo programático, espoliador e totalitário não merece nosso apoio. Fora Lula e sua gangue!