O ator da Rede Globo José de Abreu pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que feche o jornal Folha de S.Paulo. Ele fez a solicitação nesta terça-feira, 13, em seu perfil no Twitter/X. O pedido ocorreu depois que o veículo divulgou denúncias contra o magistrado.
“O Alexandre de Moraes deveria mandar fechar a Folha“, escreveu José de Abreu.
A Folha é um dos jornais brasileiros mais antigos em operação, com 103 anos. Nesta terça-feira, o veículo revelou que Moraes utilizou ilegalmente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para produzir relatórios contra jornalistas e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O jornal publicou uma reportagem em que mostra trocas de mensagens entre o ministro, assessores e integrantes do TSE. O magistrado usou o setor de combate à desinformação da Corte Eleitoral, então presidida por Moraes, como braço investigativo do STF.
O ministro e os assessores trocaram mensagens entre agosto de 2022 e maio de 2023. Segundo a Folha, eles produziam relatório para abastecer o STF. Os relatórios não tinham registro oficial de solicitação por parte de Alexandre de Moraes nem da Corte.
O juiz instrutor Airton Vieira, próximo de Moraes no STF, foi um dos principais responsáveis por solicitar relatórios ao TSE. O perito Eduardo Tagliaferro, chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) no TSE, também esteve envolvido.
Alexandre de Moraes investiga colunista de Oeste
Um exemplo ocorreu em 28 de dezembro de 2022, quando, já depois das eleições, Vieira pediu a Tagliaferro para produzir relatórios sobre postagens dos jornalistas Rodrigo Constantino, também colunista de Oeste, e Paulo Figueiredo.
Eles estavam na mira de Alexandre Moraes por questionarem a lisura das eleições de 2022. Vieira mandou capturas de tela de postagens de Constantino e pediu a inclusão de mais publicações no relatório.
Em 22 de novembro de 2022, o magistrado pediu a análise de postagens de Constantino para ver se poderiam justificar bloqueio e multa.
“Peça para o Eduardo analisar as mensagens desse Constantino para vermos se dá para bloquear e prever multa”, afirmou o magistrado. Tagliaferro respondeu que já havia recebido e que “está para derrubada”.
Os pedidos abasteciam o Inquérito das Fake News, aberto em março de 2019 por ordem do ministro do STF Dias Toffoli, visava a apurar notícias e ameaças contra a Corte. A investigação foi considerada constitucional pelo STF em 2020.
Esse mongolóide perde várias chances de ficar calado. É um Vivente de Rouanet, serve para mais nada!
Lhama ou Zé do Cuspe.
Esse babaca só abre a boca para falar merdas.
Uma idéia desta só pode partir de um estrume deste.
Mesmo que o “deus” queira, ele não tem c….. para tanto…
Mas hein?
Esse cara deveria fechar a boca latrina
Isso aí velho corno cuspideiro protótipo de neo zelandês… vamos insuflar a esquerda com essas bobagens para eles mesmo se degladiarem e se extirparem mutuamente.
A esquerda é igual em toda parte. Assim como na Venezuela, criticou ou apontou algum ato ilegal contra um esquerdista logo surge alguém que defende prisão, fechamento, censura, morte.
É muito amor!!
Deixa esse sujeito quieto na sua irrelevância.
Que vergonhoso um velho barbado desse falando asneiras. São esses que se dizem defensores da democracia, que criticam a ditadura militar, mas ai qdo a pimenta é no dos outros dai pode.
Acho interessante o cartaz que dão à este tipo, ator medíocre canastrao, grosseiro e desbocado!Perfil de verdadeiro esquerdopata, vive cuspindo em pessoas de forma covarde e vil.Quem é José de Abreu na fila do pão, para exigir do tirano mor,o fechamento de um jornal!Resumindo um esquerdopata raiz!