Os ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concederam 333 entrevistas ao Grupo Globo ao longo de 2024. O levantamento, do Poder360, abrange o período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.
O portal contabilizou entrevistas ao jornal O Globo, Valor Econômico, GloboNews, Rádio CBN, g1, TV Globo e afiliadas.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
O ministro Camilo Santana (Educação) lidera o ranking, com 23 entrevistas exclusivas. Em seguida, aparecem os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Nísia Trindade (Saúde), cada um com 18 entrevistas.
O presidente Lula, por sua vez, concedeu 43 entrevistas exclusivas em 2024, sendo oito delas para os veículos do Grupo Globo. Esse número supera o de 2023, quando o presidente deu apenas três entrevistas à organização.
Desde o início do terceiro mandato, Lula totalizou 65 entrevistas exclusivas, com prioridade para as rádios.
Os dados foram compilados pelo Poder360 com base nas agendas oficiais das autoridades e na cobertura da imprensa.
Lula promove mudanças na equipe de comunicação do governo
O governo Lula tem repetido uma estratégia que usou em décadas passadas ao privilegiar TVs para falar ao público. Há controvérsia a respeito da eficácia da prática, o que tem incomodado o próprio presidente e motivado trocas na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Na terça-feira, 7, o marqueteiro da campanha de Lula em 2022, Sidônio Palmeira, assumiu o comando pasta.
Reciprocidade pra continuar recebendo verba do governo!
Não pode falar mal!
A Globo é para o PT o que o PRAVDA era para a URSS. Orgão oficial da imprensa do governo.
Eu não assistir nenhuma Entrevista dessa , mas Duvido se Falaram alguma coisa que Preste , por que eu nunca vi um Ministério tão RUIM