O Grupo Jovem Pan anunciou, nesta segunda-feira, 4, a morte de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o “Seu Tuta”, aos 93 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e enfrentava problemas de saúde.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Natural de um período em que a comunicação passava por transformações profundas, Seu Tuta começou a carreira no fim da década de 1940. Na década de 1960, enquanto trabalhava na TV Record, criou eventos que impulsionaram movimentos culturais, como a Tropicália e a Jovem Guarda. Programas como a Família Trapo, com artistas como Jô Soares e Hebe Camargo, marcaram sua trajetória de sucesso.
A fundação da Jovem Pan
Na década de 1970, Seu Tuta transformou a antiga Rádio Panamericana na Jovem Pan. Também inovou ao realizar as primeiras transmissões esportivas ao vivo fora do eixo Rio–São Paulo e foi pioneiro ao investir em streaming, com a criação da Jovem Pan Online.
Antônio Augusto Amaral de Carvalho era conhecido por sua filosofia de trabalho em equipe e reafirmava constantemente que “ninguém faz sucesso sozinho”. Esse lema também inspirou o título de sua biografia, premiada no Grande Prêmio da Crítica da APCA.
Além de pai, marido, avô e bisavô, Seu Tuta deixou um legado de dedicação e paixão pela comunicação.