Alvo de ataques promovidos por membros do PT e aliados, o jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) afirma que “os petistas sempre hostilizaram a imprensa livre”. A afirmação da publicação consta em editorial publicado nesta quarta-feira, 22.
+ Leia mais notícias sobre a Imprensa em Oeste
“Não durou muito a farsa segundo a qual Lula da Silva precisava ser eleito para, segundo suas palavras, ‘recuperar a democracia neste país'”, afirma o jornal, em trecho de seu editorial, texto que representa a opinião de uma empresa de comunicação. O veículo de mídia ressalta, na sequência, que o presidente da República e outros representantes do PT têm histórico de não respeitar o jornalismo independente.
De acordo com o Estadão, “bastou que a imprensa começasse a publicar notícias desfavoráveis ao governo para que esses campeões da democracia voltassem a ser o que sempre foram — a vanguarda da truculência”. Além disso, o jornal cita que “para a seita petista, vale tudo, até mentir e distorcer, para desmoralizar aqueles que ousam revelar os malfeitos do governo de Lula.”
Leia mais:
Para reafirmar o entendimento de que petistas hostilizam a imprensa livre, a equipe do Estadão voltou à história do fim de semana. Isso porque no domingo 19, a deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, atiçou a militância virtual para proferir ataques ao jornal e à editora-executiva da publicação em Brasília, Andreza Matais. O motivo das ofensas virtuais foi a série de reportagens sobre a “Dama do Tráfico”, que teve reuniões no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em jogo, a tentativa de promover uma suposta denúncia contra Andreza para, consequentemente, descreditar o conteúdo produzido pelo impresso.
Titular da pasta, Flávio Dino ajudou a compartilhar os ataques contra o Estadão. O mesmo ocorreu com o influenciador digital Felipe Neto, que integra o “conselhão” de Lula, e o jornalista Leandro Demori, que tem salário mensal de R$ 36 mil para apresentar um programa semanal na TV Brasil, emissora pública mantida pela Empresa Brasil de Comunicação.
“Esse é o padrão de atuação dos petistas”, reforça o jornal. “Para eles, nem é preciso que a informação seja verdadeira para que seja usada em favor de seus propósitos autoritários, isto é, difamar o jornal que revelou que a mulher de uma das lideranças do Comando Vermelho participou de reuniões no Ministério da Justiça e Segurança Pública.”
Diante de ataques de petistas contra a imprensa livre, Estadão ganha apoio de entidades
Por fim, o Estadão destaca que os ataques de petistas repercutiram entre entidades voltadas ao trabalho da imprensa. Foi o caso, por exemplo, da Associação Nacional de Jornais. A instituição atentou-se, além de tudo, ao fato de os ataques terem sido direcionados a uma mulher jornalista, no caso Andreza Matais.
Além disso, outras três entidades de jornalismo repudiaram, na noite desta terça-feira, 21, os ataques virtuais contra o Estadão. A Federação Nacional dos Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal assinaram comunicado em conjunto, no qual pediram respeito ao código de ética da categoria. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo falou em “ambiente massacrante” promovido por entes do PT.
“Mas os petistas perdem tempo e energia”, afirma o Estadão. “Desde sua fundação, há quase 150 anos, este jornal nunca vergou diante da força bruta dos inimigos da democracia, e não serão os arreganhos dos sabujos de Lula da Silva que o intimidarão. Continuaremos a publicar tudo o que nosso jornalismo apurar, a respeito deste ou de qualquer outro governo, pois a função da imprensa responsável e livre é revelar aos cidadãos o que os poderosos querem esconder. Isso sim é democracia — sem aspas.”
A íntegra do editorial de O Estado de S. Paulo está disponível na internet.
Leia também: “A censura tem pressa. Eles vão tentar de novo”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 164 da Revista Oeste
Todo castigo pra essa imprensa porca como estadão e congêneres é pouco. Que se f0dam todos.
COITADO DO ESTADÃO…ELE NÃO SABIA QUE ISTO ACONTECERIA QUANDO O PT ESTIVESSE NO GOVERNO. FEZ O L AGORA AGUENTA….VAMOS AGUARDAR AGORA A DEBANDADA DA GLOBO, DA RECORD, DA BAND, ETC….
Traiu a democracia, agora está sendo traído pelos que pagam pelas notícias. Farinha do mesmo saco .
Deveria ser fechado.
Não serve para nada mesmo.
Todos os envolvidos se merecem
Então vamos recuperar a verdade Sr. Estadão: a democracia não precisava ser recuperada pois o Capitão não atendou contra ele, apenas de vcs., crápulas, merecerem, de forma que vc sabiam que Lula teria que recuparar a liberdade de imprensa de vc próprios e o restante do consórcio maldito. Então não queiram posar de “bons moços”, porque vcs fazem parte da escória, como pau que bate em Chico bate em Francisco, chegou a vez que vcs., COMO JÁ AVISADO antes de eleição.
Também gostaria que vcs se fu … , mas, como democrata, tenho que impedir isso, mas que fique o registro, um acerto não pagaram as centenas de “erros” cometidos, que aqueles jornalistas vendidos ardam no mármore do inferno.
Rá rá! Não durou muito a farsa segundo a qual lule precisava “ser eleito” para recuperar a democracia no país. Rá rá! Sério!? Quem é que acredita ou acreditava numa lorota dessa?!
O Estadão é o que é: filtra informações, se utiliza de dados estatísticos de amostragens viciadas, omite notícias que não lhes interessa, dão azas as mentiras, conjecturas e ilações quando convenientes, etc.
O Estadão não tem como fugir ao seu DNA, à sua essência!
É o escorpião que matará o sapo, o sapo que o salvou ao ajudá-lo na travessia do rio, segundo outro de igual caráter; Ciro, que sabe muito bem o que é PT, PDT, Estadão, Globo, Folha, PSOL, etc., já que ainda é meio que capaz de alguma autocrítica!
Tipo, faz o L com bastante força!!!! O amor venceu!
O tipo de imprensa que o PT gosta é esta exercida pela Gobo e pela Folha de São Paulo.