O jornal O Estado de S. Paulo foi além de criticar o ministro Alexandre de Moraes em texto publicado nesta terça-feira, 9. A publicação comparou o integrante do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral à “Rainha de Copas”, personagem presente no livro e em filmes da história de Alice no País das Maravilhas.
Além de comparar o ministro à personagem, uma vilã, o Estadão afirmou que o magistrado tem cometido excessos diante de críticas. Como exemplo prático e recente, cita-se o fato de o ministro inserir o empresário Elon Musk, proprietário da rede social Twitter/X, no inquérito das “milícias digitais”. O motivo: o dono da plataforma digital passou a cobrar publicamente do juiz brasileiro medidas contra censura.
“Cada vez mais parecido com a Rainha de Copas, a célebre tirana do País das Maravilhas que mandava cortar a cabeça de todo mundo que a contrariava”
“O crime que Musk teria cometido virou pecado capital por estas bandas: ele criticou as ordens de Moraes para suspender contas de bolsonaristas no X e afirmou que reativaria essas contas — o que ainda não fez. Só isso, basicamente”, afirma o Estadão em editorial, texto que simboliza a opinião de uma empresa de mídia. “Mas foi o que bastou para irritar o mercurial ministro Moraes — cada vez mais parecido com a Rainha de Copas, a célebre tirana do País das Maravilhas que mandava cortar a cabeça de todo mundo que a contrariava.”
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Ainda no editorial, a publicação cita, de forma resumida, que Musk passou a cobrar Moraes na semana passada, depois da divulgação dos “arquivos do Twitter” pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger. O material apresenta e-mails em que funcionários do Twitter/X reclamam de ações judiciais contra a plataforma, sobretudo na campanha eleitoral de 2022 — e com políticos e influenciadores próximos ao então presidente Jair Bolsonaro como alvo.
Estadão chama Moraes de “A Rainha de Copas do STF”
No editorial em que chama Moraes de “A Rainha de Copas do STF”, o Estadão não se restringiu a criticar o ministro no âmbito do embate travado contra Musk. O jornal aproveitou para externar o que pensa a respeito do andamento dos inquéritos das fake news e das milícias digitais.
“Esse episódio [contra Musk] só reafirma o caráter arbitrário que os tais inquéritos das milícias digitais e das fake news assumiram, em prejuízo dos princípios democráticos mais comezinhos”, avalia a equipe do Estadão. “Nesse sentido, talvez o problema maior nem seja a elástica compreensão do sr. Moraes sobre seu papel como ministro do STF, mas a obsequiosa cumplicidade de seus pares diante de suas decisões cada vez mais extravagantes.”
Leia também: “Libido censória”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 211 da Revista Oeste
E mais: “O escândalo dos arquivos do Twitter Brasil”, por Ana Paula Henkel
Enquanto isso, os cabeças das presidências das duas casas legislativas, olham para o lado, com cara de paisagem como se nada fosse da alçada, responsabilidade, e do obrigatório envolvimento deles, para estancar os graves desmandos que estão acontecendo no país. Ou seja, estão deixando a situação se agravar cada vez mais, até que fique incontrolável, com consequências imprevisíveis.
Senhores parlamentares, vocês foram eleitos para representar e defender os interesses da população.
Se não forem capazes de ao menos, praticar o básico daquilo que é de obrigação do parlamentar, pergunto a vocês:
Então, qual a razão de manter um congresso repleto de benesses, mega caríssimo para os pagadores de impostos e cofres públicos, para prestarem zero benefício à população que paga os seus luxos e salários milionários ?
A população não aguenta mais, ouvir tanto blá, blá, blá de parlamentares descompromissados com os interesses e bem estar da sociedade, apenas preocupados com os seus interesses pessoais.
Façam jus aos votos que os elegeram e aos seus altos ganhos financeiros !!
Tudo normal para Eliane Cantanhêde do Estadão. Para ela, o absurdo é Bolsonaro defender a democracia. Safadeza sem limites…
Opa! Parece que o estadão está acordando.
Ih… vão ser incluídos nos inquéritos anti Alexandre cabeça oca, quer dizer, inquéritos contra a democracia e o estado de direito.
Essa imprensa corrompida criou o monstro da toga, agora parece querer se livrar dele. Ou não?
Volte-se pra democracia Estadão, ainda dá tempo.
O Congresso é os demais membros do STF todos de joelhos apoiando a tirania de Moraes.
São cúmplices.
Que legado o 🦇 deixou para o braziu.
A coisa tá tão séria, que até o isentão/esquerdista ESTADÃO, já notou que a coisa já passou do limite há muito tempo. Seria bom que os senhores parlamentares tivessem a iniciativa de dar um basta nesses desmandos.
Perfeita a conclusão. Onde estão os outros que deixam ele agir como quer? O STFé ou não um colegiado? Decisões singulares prevalecem até quando?
Não existe mais ninguém no judiciário, fora o ministro AM? Como podem deixar tudo isso acontecer? Estamos assistindo toda essa tragédia porque não queriam Bolsonaro presidente novamente? Tudo Isso é o que chamam de democracia? Vale tudo pela democracia, até acabar com ela? Estão fazendo o povo brasileiro sentir vergonha no mundo inteiro, por quererem assumir o poder, na marra e no berro? É inacreditável os dias que estamos vivendo. Obrigado por isso, STF!
Cadê as prostitutas submissas descaradas da Pachequete e Lirete? Fogo na Janja`s NIGHT CLUB!
O silêncio e a submissão dos demais pares da Suprema Corte é algo assustador. Será que lhes falta coragem para cumprir o juramento prestado ao assumir o cargo para defender à Constituição e as leis brasileiras ou são coniventes? E o senhor Rodrigo Pacheco, vai continuar nesse silêncio covarde?
E o congresso bem quietinho!😡
Convardes e coniventes
A casa vai cair para este vigarista, que pensa que é juiz.