A BRF, proprietária das marcas Perdigão e Sadia, entrou com a ação judicial em 17 de junho contra a atriz Rafa Kalimann. O motivo é a quebra de contrato publicitário com a marca por parte da artista. Ela teria consumido produtos da concorrente Seara no Carnaval deste ano.
Rafa Kalimann deveria, por contrato, promover os produtos da Perdigão durante o Natal de 2023.
O acordo incluía a criação de um vídeo reels no Instagram, uma repostagem no TikTok e um combo de stories.
Leia mais: Ator e influenciadora digital são presos no Ceará por fraude em campanhas de doação ao Rio Grande do Sul“
A marca tinha o direito de replicar os conteúdos em seus canais e marcar a influenciadora, além de impulsionar os posts por 30 dias.
A agência Icone Talents, que intermediou as negociações entre a atriz e a Perdigão, também aparece no processo.
Detalhes do vídeo promocional com Rafa Kalimann
No vídeo promocional, Rafa Kalimann aparece bem arrumada diante de um chester e destaca que os produtos Perdigão são “essenciais” no Natal.
Ela corta um pedaço da carne, prova e compartilha uma história descontraída sobre um tio que atacou o chester antes da hora em uma festa de família.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O contrato previa exclusividade de três meses no segmento alimentício. No entanto, em fevereiro, a influenciadora esteve no camarote N1 do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, com produtos da Seara.
A empresa concorrente da Perdigão publicou vídeos em que Rafa Kalimann aparece comendo pão e salsicha da marca e posa com o logotipo da Seara ao fundo. Ela também concedeu uma entrevista para uma repórter contratada pela empresa.
Tentativas de contato da Perdigão
A Perdigão afirma que tentou contatar Rafa Kalimann e a Icone Talents várias vezes antes de recorrer à Justiça.
“Neste ponto, insta salientar que a exequente [BRF] entrou em contato, por diversas vezes, com a executada [Rafa Kalimann e Icone Talents], tendo em último ato realizado o envio de notificação extrajudicial”, afirma a empresa no documento.
A notificação exigia o pagamento da multa contratual. Entretanto, a Perdigão alega não ter recebido nenhuma resposta.
Resposta de Rafa Kalimann
A equipe de Rafa Kalimann afirmou que desconhecia o processo. Alguns dias depois, contudo, divulgou uma nota oficial.
Leia mais: “Sindicato processa Globo e Record por reportagens sobre Natalia Becker”
“Rafa sempre cumpriu com todos os seus deveres profissionais com rigor e dedicação”, afirma a artista da TV Globo, no comunicado que o site Notícias da TV publicou. “Desde que a atriz foi surpreendida por essa ação, fizemos contato imediato com a Perdigão para encontrar uma solução satisfatória a fim de sanar qualquer eventual dúvida. Continuamos comprometidos em resolver a situação de forma justa e transparente.”